Ministra da Defesa visita Kiev esta sexta-feira

  • Lusa e ECO
  • 24 Fevereiro 2023

No dia em que se assinala um ano do início da invasão russa, a ministra Helena Carreiras visita a Ucrânia a convite do seu homólogo ucraniano, Oleksii Reznikov.

A ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, está em Kiev esta sexta-feira, a convite do seu homólogo ucraniano, no dia em que se assinala um ano do início da invasão russa. Esta informação foi avançada à agência Lusa pelo Ministério da Defesa português, que não deu mais pormenores do programa da visita por razões de segurança. A visita a Kiev ocorre a convite do ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov.

Esta manhã, a governante participou na cerimónia presidencial que prestou homenagem aos soldados que morreram na guerra. Da capital ucraniana, Helena Carreiras seguirá para Bucha, depois de ter estado também em Irpin, onde, em declarações transmitidas pela RTP3, disse que é desejável que os tanques Leopard 02 portugueses cheguem à Ucrânia até ao final de março.

É muito importante que se faça rapidamente, porque estamos num momento crítico, os ucranianos precisam de ter estas capacidades e portanto diria que o desejável é que estes carros de combate cheguem até ao final do mês de março“, afirmou, revelando que está a trabalhar com a Alemanha a entrega conjunta deste material.

No início do mês, o primeiro-ministro António Costa anunciou que Portugal tem em execução o plano de manutenção dos tanques Leopard 02 e que está em condições de dispensar três para a Ucrânia em março.

No dia 14 de fevereiro, em Bruxelas, Helena Carreiras disse que Portugal, neste momento, não pode fornecer mais armamento à Ucrânia, apesar do apelo do secretário-geral da NATO nessa semana, justificando esta posição com a necessidade de equilibrar o auxílio a Kiev com as capacidades portuguesas.

A ministra concordou com o secretário-geral, mas defendeu “o equilíbrio”: “Nós ajudámos a Ucrânia, ajudamo-la com o material que podemos disponibilizar em cada momento, procurando o equilíbrio entre essa ajuda e a manutenção das nossas capacidades.”

Portugal mantém o final de março como o prazo para entrega dos Leopard 02 e está a trabalhar com a Alemanha para conseguir colocá-los no território ucraniano por essa altura.

No passado dia 20 de janeiro, o Ministério da Defesa anunciou que Portugal ia enviar mais 14 viaturas blindadas M113 e oito geradores elétricos de grande capacidade para a Ucrânia, elevando “para 532 toneladas o total de equipamento militar, letal e não letal” fornecido ao país.

“Portugal vai enviar para a Ucrânia um segundo conjunto de 14 viaturas blindadas de transporte de pessoal M113, oito geradores de grande capacidade para produção de energia elétrica, mais munições de 120mm e mais duas toneladas de equipamento médico e sanitário”, lia-se num comunicado do Ministério da Defesa à data, divulgado após uma reunião do Grupo de Contacto para a Defesa da Ucrânia, que decorreu naquele dia na Alemanha.

(Notícia atualizada às 10h50 com declarações da ministra Helena Carreiras na Ucrânia)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministra da Defesa visita Kiev esta sexta-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião