Costa diz que Portugal deverá enviar três tanques Leopard à Ucrânia
O primeiro-ministro, António Costa, confirmou no Parlamento que Portugal está "em condições" de enviar três tanques Leopard 2 à Ucrânia já em março.
O primeiro-ministro revelou esta quarta-feira no Parlamento que Portugal está em condições de dispensar três tanques Leopard 2 para apoiar a Ucrânia já no próximo mês de março.
“Neste momento, temos em execução o plano de recuperação e de manutenção dos tanques Leopard 2 e, de acordo com execução do plano, estamos em condições de poder dispensar três no mês de março e é nesse sentido que estamos a trabalhar”, afirmou António Costa.
A declaração, em resposta ao deputado Bernardo Blanco, da Iniciativa Liberal, esclarece as dúvidas que existiam em torno da participação de Portugal no esforço internacional de envio de tanques de guerra à Ucrânia, no contexto da invasão perpetrada pela Rússia.
Costa respondia aos deputados no debate preparatório do Conselho Europeu, que decorreu esta quarta-feira à tarde na Assembleia da República. O Conselho Europeu de dois dias arranca esta quinta-feira, em Bruxelas (Bélgica), e, segundo confirmou também António Costa, terá a presença especial do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
A reunião de líderes europeus tem na agenda outros temas para além da guerra na Ucrânia. O encontro servirá para discutir, de igual modo, a flexibilização das ajudas de Estado para responder às medidas protecionistas da Administração Biden e temas relacionados com as migrações.
(Notícia atualizada pela última vez às 16h29)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Costa diz que Portugal deverá enviar três tanques Leopard à Ucrânia
{{ noCommentsLabel }}