Portugal vai enviar mais 14 blindados M113 à Ucrânia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 20 Janeiro 2023

O Governo anunciou um novo pacote de apoio militar à Ucrânia que inclui veículos blindados M113, geradores, munições e equipamento médico. De fora ficam os tanques Leopard-2, pedidos por Zelensky.

Portugal vai fornecer à Ucrânia um segundo conjunto de 14 viaturas blindadas de transporte de pessoal M113, a par com oito geradores de grande capacidade para produção de energia elétrica, mais munições de 120 milímetros e mais duas toneladas de equipamento médico e sanitário, anunciou esta sexta-feira o Ministério da Defesa Nacional. Este novo pacote de apoio eleva para 532 toneladas o total de equipamento militar fornecido por Portugal a Kiev desde o início da invasão russa.

Em comunicado, a tutela informa também que Portugal irá integrar a nova missão da União Europeia de assistência militar à Ucrânia, que visa “proporcionar treino em áreas como a inativação de engenhos explosivos, assistência médica em combate, defesa nuclear, biológica, química e radiológica, e instrução militar”. Os formadores portugueses estarão na Alemanha a partir de fevereiro.

O anúncio, de acordo com a nota, foi feito esta sexta-feira pela ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, durante a reunião do Grupo de Contacto para a Defesa da Ucrânia em Ramstein, na Alemanha. No encontro, a governante “reafirmou o compromisso de Portugal com a defesa da soberania e integridade da Ucrânia”, lê-se no comunicado.

Por enquanto, ficam de fora os tanques Leopard 2. Na quinta-feira, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que Portugal era um de vários países disponíveis para enviar estes carros de combate. Mas, a este respeito, a ministra da Defesa apenas “reiterou a oferta de treino” num outro encontro, esta sexta-feira, que juntou os países que possuem estes meios, além da “disponibilidade para identificar, de forma coordenada com os seus parceiros, formas de apoiar a Ucrânia com esta capacidade”.

A tutela afirma ainda que o Hospital das Forças Armadas pode receber até 40 militares ucranianos feridos em combate.

(Notícia atualizada às 17h29)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal vai enviar mais 14 blindados M113 à Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião