Kremlin diz que tanques ocidentais não mudarão nada no terreno

  • Lusa
  • 20 Janeiro 2023

Kremlin declarou que a entrega de tanques à Ucrânia "não mudará em nada" a situação no terreno de batalha, acusando os países ocidentais de manterem a ilusão de uma possível vitória militar de Kiev.

O Kremlin declarou esta sexta-feira que a entrega de tanques à Ucrânia “não mudará em nada” a situação no terreno de batalha, acusando os países ocidentais de manterem a ilusão de uma possível vitória militar de Kiev.

“Estes envios [de tanques] não irão mudar em nada fundamentalmente, só irão criar novos problemas para a Ucrânia”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, sublinhando ainda os gastos relacionados com a “manutenção e reparo” destes veículos.

Peskov fez estas declarações esta sexta-feira, quando os países que apoiam militarmente a Ucrânia reúnem-se na Alemanha para discutir os novos envios de armamento. Kiev continua a pedir veículos blindados pesados aos seus aliados ocidentais.

É preciso não exagerar a importância da entrega de tais armas, nem a sua capacidade em mudar alguma coisa. Não mudarão nada no que diz respeito ao progresso do lado russo no cumprimento dos seus objetivos”, acrescentou Peskov.

O porta-voz do Kremlin também acusou os países ocidentais de se agarrarem “à dramática ilusão da possibilidade de a Ucrânia vencer no campo de batalha”. “Vemos um envolvimento indireto e direto dos países da NATO [no conflito], ouvimos declarações, vemos que a vontade de se envolver é cada vez mais dominante”, sublinhou o porta-voz.

Peskov também avaliou que as relações entre Moscovo e Washington agora atingiram o “nível mais baixo da História”, acrescentando que não vê “esperança de melhoria num futuro próximo”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Kremlin diz que tanques ocidentais não mudarão nada no terreno

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião