Seguradora Allianz Trade compra participação do BPI na COSEC

A seguradora de crédito Allianz Trade vai comprar a participação de 50% do BPI na COSEC. Após a conclusão da operação, a Allianz vai deter 100% empresa.

A Allianz Trade, líder mundial em seguro de crédito, vai adquirir uma participação de 50% na COSEC – a companhia líder em seguro de crédito em Portugal – ao Banco BPI. A Allianz Trade (Ex- Euler Hermes) já detém 50% da COSEC e, após a conclusão da operação, vai passar a deter 100% da empresa.

Além desta operação, a COSEC e o BPI vão renovar a sua parceria, assinando um novo acordo de distribuição no momento da conclusão da transação. Este novo acordo vai dar continuidade à parceria entre a Allianz Trade e o Banco BPI.

Fundada em 1969, mas desde 2007 sob uma parceria de capital entre Allianz e BPI, a Cosec ainda é, por conta e ordem do Estado Português, responsável pela cobertura e gestão dos riscos de crédito, caução e investimento, principalmente para países de risco mais agravado.

A seguradora é especializada em seguros de crédito e de caução, um mercado que valeram prémios anuais, em 2022, de 74,1 milhões de euros e 7,6 milhões de euros, respetivamente. No segmento crédito a Cosec obteve 47% de quota de mercado em Portugal, competindo com as multinacionais espanholas, Atradius Crédit y Caución e CESCE e com a francesa Coface. No segmento Caução a Cosec liderou com 38,7% logo seguida pela seguradora espanhola e portuguesa Abarca.

A operação está ainda sujeita às aprovações regulamentares, incluindo em matéria de concorrência, e deverá estar concluída no primeiro semestre de 2023.

“A COSEC já era parte da família Allianz Trade e estamos muito felizes por recebê-los como membro de pleno direito do nosso Grupo. Esta é uma grande oportunidade de negócio e um novo passo na nossa estratégia de crescimento que nos permitirá reforçar a nossa presença no Sul da Europa”, afirma Loeiz Limon-Duparcmeur, administrador financeiro (CFO) do Grupo e Membro do Conselho de Administração da Allianz Trade, responsável pelas áreas de Finanças e Gestão de Investimentos.

Pedro Barreto, Membro do Conselho de Administração e da Comissão Executiva do Banco BPI comentou o acordo afirmando que “vai fortalecer ainda mais a cooperação entre o Banco BPI e a Allianz Trade na distribuição de seguros de crédito às empresas. O nosso objetivo é continuar a ajudar as empresas a negociar com confiança, tanto em Portugal como nos mercados mundiais”, concluiu.

Sediada em Paris, a Allianz Trade está presente em 52 países com 5.500 trabalhadores. Em 2022, o volume de negócios consolidado foi de 3,3 mil milhões de euros e as transações comerciais globais seguradas representaram 1057 mil milhões de euros em exposição.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguradora Allianz Trade compra participação do BPI na COSEC

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião