IGCP realiza o primeiro leilão do ano de recompra de dívida

Primeiro leilão de recompra de Obrigações do Tesouro terá lugar esta quarta-feira, para reduzir o saldo-vivo de duas linhas que, no conjunto, ascende a quase 18 mil milhões de euros.

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) anunciou esta terça-feira que se prepara para realizar quarta-feira, 1 de março, o primeiro leilão de recompra de Obrigações do Tesouro do ano.

Na operação, o Estado procurará recomprar as linhas OT 4,95% 25Out2023 e OT 5,65% 15Fev2024. A Obrigação do Tesouro com maturidade a 25 de outubro está atualmente a negociar com uma yield de 3,20% e apresenta um saldo-vivo de 10.026 milhões de euros.

A obrigação com data de vencimento no próximo ano, a 15 de fevereiro, está a negociar esta terça-feira no mercado com uma yield de 3,14% e apresenta um saldo-vido de 7.891 milhões de euros.

A última vez que a República realizou um leilão de recompra de dívida foi a 30 de novembro também sobre as mesmas linhas obrigacionistas. Na altura, o Estado recomprou 250 milhões de euros da OT 4,95% 25Out2023 e 1.150 milhões de euros da OT 5,65% 15Fev2024. O leilão terminou com uma procura duas vezes superior à oferta e com uma yield de 2,03% e 2,07%, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IGCP realiza o primeiro leilão do ano de recompra de dívida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião