Seguradora RNA lança serviço de reclamações a companhias aéreas

  • ECO Seguros
  • 5 Março 2023

Voo cancelado, atrasado ou recusa de embarque convidam passageiros pedir a devolução do dinheiro dos bilhetes junto da companhia aérea. A seguradora vai reclamar em nome dos lesados.

A RNA – Rede Nacional de Assistência, empresa de seguros com presença significativa nas agências de viagem de Portugal, afirma ter identificado “aquela que vem sendo uma lacuna do mercado no que respeita à proteção dos viajantes”, e passou a disponibilizar o Serviço de Apoio ao Passageiro por Cancelamento, Recusa de Embarque ou Atraso de Voo, através de uma participação online e sem qualquer retenção do valor previsto na legislação, quando aplicável.

José Gabriel, administrador da SGS e David Moita administrador da RNA, aproveitaram a BTL para lançar mais um serviço para assistência ao viajante.

“O processo pode ser moroso e confuso para o Viajante”, afirma a RNA, mas “o facto é que qualquer companhia aérea está sujeita a problemas relacionados com o cancelamento ou atraso de voos, bem como a recusa de embarque”. As causas podem ser variadas, desde problemas técnicos, tráfego aéreo, questões de segurança, falta de passageiros ou overbooking ou, simplesmente, uma decisão operacional ou unilateral da companhia.

Nestes casos, ou semelhantes, os passageiros podem exigir da companhia aérea o disposto no Regulamento (CE) 261/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho Europeu ou pela Convenção de Montreal.

A RNA aproveitou a Bolsa de Turismo de Lisboa para apresentar o novo serviço. Segundo a companhia, o segurado pode contar com “uma equipa especializada para tratar de todos os detalhes do processo, poupando tempo e novos incómodos, recebendo, na íntegra, o valor que vier a ser assumido pela companhia aérea”.

Liderada por David Moita, a RNA Seguros é uma seguradora que tem no seu capital os principais gestores, a CA Seguros e Liberty e, entre outros Ramos, é uma especialista em produtos de Assistência, incluindo os de Viagem. Tem também como acionista José Gabriel que, em 1991, fundou a mediadora SGS.

Em 2021 a RNA fez mais de 270 mil intervenções de assistência em sinistros e faturou cerca de 3,7 milhões de euros.

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