Metro do Porto vai ter novas máquinas e validadores de bilhetes

Graças ao investimento de cerca de cinco milhões de euros, novos sistemas poderão ler códigos QR e todo o tipo de cartões bancárias. Mudanças começam no final do primeiro semestre.

O Metro do Porto está a preparar mais novidades para os próximos meses. Além da entrada em circulação dos novos veículos, em maio, a transportadora vai instalar 700 novos validadores e começarão a chegar as novas máquinas para venda de bilhetes. A empresa vai investir perto de cinco milhões de euros nestes novos equipamentos, cuja aquisição foi anunciada ao abrigo do Programa de Estabilização Económica e Social, em 2020.

“Os novos validadores são de última geração e vão permitir a leitura dos códigos QR e de todo o tipo de cartões bancários“, assinala ao ECO o líder da Metro do Porto, Tiago Braga. O atual sistema apenas lida com os cartões Andante de papel e de plástico e com a aplicação Anda, para smartphones com sistema Android.

A instalação dos novos validadores vai arrancar no final do primeiro semestre, com a colocação das primeiras 348 unidades — além dos dois equipamentos em testes de validação — ao longo da rede do Metro do Porto. Na segunda fase, também prevista para este ano, serão colocados os restantes 350 validadores. O investimento é de 527,1 mil euros e os novos equipamentos serão fornecidos pelos italianos da Solari di Udine que tem equipamentos instalados nas estações de comboios na França e em Itália.

No início de 2024, quando a Linha D chegar a Vila d’Este, a Metro do Porto vai pôr a funcionar novas máquinas de bilhetes. Nas novas estações da rede serão colocadas 31 unidades; os 86 equipamentos em pior estado nas atuais estações da rede serão substituídos – ou seja, ficarão de fora algumas máquinas. “O sistema será aberto e terá ligação com outros títulos de transporte. Também será possível emitir vários cartões numa só operação”, garante Tiago Braga. O investimento é de 4,4 milhões de euros e foi conquistado pelo consórcio português Meo e Card4B Systems.

A empresa Metro do Porto pertence ao agrupamento dos Transportes Intermodais do Porto, que estão envolvidos no projeto do bilhete único nacional. O projeto “1bilhete.pt” vai começar a funcionar no final deste ano e permitirá, por exemplo, que um cartão de transportes públicos na região de Lisboa possa ser validado e carregado no sistema de transportes públicos da região do Porto.

Ainda no Porto, também a STCP prepara-se mudar os validadores dos autocarros e dos elétricos que circulam dentro da cidade, num total de 904 equipamentos: 888 para os 444 autocarros e 16 para os oito elétricos. O investimento é de 3,191.610 euros e foi igualmente ganho pelo conjunto Meo/Card4B Systems. Tal como no Metro do Porto, estes validadores também têm de ler todos os cartões bancários e códigos QR, além de serem compatíveis com a aplicação Anda.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Metro do Porto vai ter novas máquinas e validadores de bilhetes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião