Programa de mentoria da Farfetch destinado a jovens mulheres está de regresso
As inscrições para o "Plug-in Mentoring for Young Women" estão abertas até 9 de abril.
Vem aí a quarta edição do “Plug-in Mentoring for Young Women” da Farfetch. O programa oferece orientação, coaching e mentoria a jovens mulheres que frequentem o Ensino Secundário ou Ensino Superior e que tenham iniciado o seu percurso académico nas áreas de Tecnologia, Engenharia e Matemática. Atualmente, a Farfetch conta com mais de 6.000 colaboradores em todo o mundo, sendo que 50% são mulheres. Contudo, a percentagem de mulheres que trabalham na área das TIC não é tão elevada, roda os 25%.
“É exatamente com o objetivo de aumentarmos a representatividade feminina nas áreas tecnológicas que promovemos iniciativas como o ‘Plug-In Mentoring for Young Women’”, afirma Ana Sousa, VP people lifecycle da empresa, em declarações à ECO Pessoas.
“Ao inscreverem-se, as participantes têm acesso a mentoria personalizada, oportunidades de desenvolvimento e de networking que, possivelmente, só teriam acesso mais tarde nas suas carreiras já formadas. Hoje em dia, são já inúmeros os programas de desenvolvimento e mentoria para mulheres em Portugal, mas sobretudo numa fase já mais avançada de carreira. Há muito poucos — ou nenhuns, arrisco-me a dizer — com a proposta de valor que a Farfetch apresenta”, continua a responsável.
Desde 2020, altura em que foi lançado, 14 estudantes já tiveram a oportunidade de participar no programa de nove meses que visa a aceleração do desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes, através da experiência e know-how das mentoras da Farfetch. Angélica Rodrigues, trainee mobile engineer – iOS, foi uma delas.
“Quando frequentei o programa tinha 23 anos, e estava a terminar o meu curso de Engenharia Biomédica. Estava a fazer a minha tese de mestrado, juntamente com um estágio. Estava naquela fase de início de carreira, onde começamos a tomar decisões e a dar os primeiros passos na jornada profissional”, recorda.
O “Plug-In Mentoring for Girls” (na altura ainda com este nome) acabou mesmo por determinar o seu percurso profissional. “Este programa trouxe-me onde estou hoje. Sou atualmente uma trainee na Farfetch graças aquilo que aprendi, que me inspirou e que me levou a candidatar-me ao ‘Plug-in Graduates’.”
“Durante o programa pude compartilhar experiências e receber aconselhamento de uma profissional mais experiente na área e com uma visão mais objetiva face a muitas situações. Este programa estimula e apoia as mulheres a enveredar por um percurso em áreas tecnológicas, uma vez que nos demonstra que não estamos sozinhas nesse caminho: existem outras raparigas com o mesmo interesse que nós, e existem mulheres com sucesso nesta área”, explica.
Este programa estimula e apoia as mulheres a enveredar por um percurso em áreas tecnológicas, uma vez que nos demonstra que não estamos sozinhas nesse caminho: existem outras raparigas com o mesmo interesse que nós, e existem mulheres com sucesso nesta área.
Durante nove meses, as mentoradas têm reuniões regulares, de forma virtual ou nos escritórios da plataforma de moda de luxo, com as suas mentoras, com o objetivo de lhes ser providenciado apoio e aconselhamento personalizado sobre o seu futuro profissional e objetivos para a sua carreira em construção. Adicionalmente, poderão ter acesso a aconselhamento personalizado sobre construção da sua marca pessoal, networking e preparação para entrevistas de emprego.
De mentorada a trainee
Embora o “Plug-In Mentoring for Young Women”, seja um programa de mentoria e não de estágios, Ana Sousa conta que tem originado candidaturas a estágios na empresa, tal como aconteceu com Angélica Rodrigues. “Tem acontecido — e felizmente — com frequência que, depois de passarem pelo programa, as participantes decidem candidatar-se à Farfetch.”
“Neste momento temos um caso desses, a Angélica, que além de ter participado no ‘Mentoring for Young Women’, entrou também na Farfetch através do nosso programa de estágios e está, neste momento, a trabalhar enquanto trainee na área de engenharia. É algo que nos deixa muito orgulhosos e com a confiança de que estamos a fazer algo muito importante para a carreira destas mulheres”, detalha.
As inscrições para o “Plug-in Mentoring for Young Women”, que terá início em maio, estão abertas até 8 de abril.
Mais informações aqui.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Programa de mentoria da Farfetch destinado a jovens mulheres está de regresso
{{ noCommentsLabel }}