SEF recebeu 6.300 pedidos de residência em duas horas no novo portal

  • Mariana Marques Tiago
  • 13 Março 2023

O SEF já disponibilizou o novo portal para imigrantes da CPLP que querem avançar com pedidos de residência. Nas primeiras duas horas de funcionamento, recebeu mais de 6.300 pedidos.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) disponibilizou esta segunda-feira o novo portal para os cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que querem avançar com pedidos de autorização de residência no país. Nas primeiras duas horas de funcionamento, foram recebidos mais de 6.300 pedidos.

Em comunicado, o SEF refere que, até ao meio-dia, já tinha ” emitido 561 documentos com referência para pagamento das autorizações de residência recebidas através das plataformas digitais”, nomeadamente o site do SEF e do ePortugal.

O portal permite aos cidadãos da CPLP beneficiar de “um novo modelo simplificado e célere de concessão de autorização de residência, inteiramente digital e acessível”, lê-se no comunicado enviado pela autoridade. O objetivo é — além de facilitar e acelerar o processo — evitar deslocações ao SEF a fim de obter o certificado de autorização de residência.

Segundo o SEF, a elevada procura provocou “dificuldades pontuais de acesso” ao longo da manhã desta segunda-feira. No entanto, o portal mantém-se em funcionamento. A autoridade portuguesa ainda ainda que, os “cidadãos portadores dos novos vistos consulares CPLP, emitidos após 31 de outubro de 2022, também podem inscrever-se no portal”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SEF recebeu 6.300 pedidos de residência em duas horas no novo portal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião