Álvaro Santos Pereira sugere medidas alternativas à rápida subida dos juros

Álvaro Santos Pereira e Joseph Stiglitz defendem medidas para impulsionar a economia, como a aposta em benefícios nas creches e no comércio internacional. Conheça os argumentos dos economistas.

Álvaro Santos Pereira, ex-ministro da Economia de Passos Coelho e atual economista chefe da OCDE, admite que era necessária a normalização das taxas de juro, mas defende que uma subida rápida, como a que se verificou, tem consequências. Pelo que há várias políticas alternativas para as quais se devia olhar, que impulsionariam a economia.

O responsável reitera que “não há dúvida” de que a inflação começou pela oferta, sendo que já há alguns países em que as componentes de procura estão a começar a ser relevantes também, como o Reino Unido. Mesmo assim, como salienta também o Prémio Nobel Joseph Stiglitz, num debate organizado pela OCDE, a subida de juros não é a resposta mais eficaz a uma subida de preços resultante de um choque na oferta, e não na procura.

Para Stiglitz, “subir taxas de juro provavelmente será contraprodutivo”, alertando que a ação dos bancos centrais “pode ter feito pior”. “O processo de desinflação pode ser lento e o custo de chegar lá pode ser alto, como é exemplo o que está a acontecer ao SVB“, o banco norte-americano que colapsou esta semana, argumenta.

Entre as alternativas defendidas pelo professor da Columbia University encontram-se políticas para aumentar a energia verde, mais barata, bem como a produção de alimentos. Na perspetiva de aumentar a oferta de trabalhadores, o economista sugere melhores ofertas de cuidados para as crianças e políticas para as famílias, assim como uma reforma na imigração.

Medidas deste estilo também são apoiadas por Álvaro Santos Pereira, economista chefe da OCDE, que destaca que no Canadá o Governo está a trabalhar para baixar os custos com crianças, nomeadamente com as creches. Algo que diz ser “muito importante porque permite aos pais voltar ao trabalho”.

Fonte: OCDE

Além disso, “manter os mercados abertos vai ser muito importante”, salienta, já que o comércio internacional é uma das medidas que impulsiona a economia. “Houve um aumento no protecionismo e é algo que nos preocupa, porque o impacto de voltar a restrições vai ter efeitos em toda a gente”, alerta.

Stiglitz salienta, por outro lado, que “na Europa há necessidade de rever políticas para os preços da energia“, melhorando o modelo, à semelhança do mecanismo ibérico. Devem também avançar medidas de proteção que podem ser financiadas pelo windfall tax, a taxa sobre lucros extraordinários que já avançou em vários países.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Álvaro Santos Pereira sugere medidas alternativas à rápida subida dos juros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião