ASAE põe 45 brigadas e 90 inspetores à procura de especulação nos supermercados

Secretário de Estado do Comércio e Serviços anuncia "maior operação de fiscalização" para verificar eventual especulação de preços nos supermercados.

O Estado está a reforçar as inspeções nos supermercados. Esta quarta-feira, está a decorrer a “maior operação de fiscalização” da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) para verificar eventual especulação de preços nestas superfícies, anunciou o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

“Temos intensificado a fiscalização. Lançámos uma operação nacional com a ASAE, que mobiliza 45 brigadas e 90 inspetores em todo o país. É a maior operação de fiscalização nesta matéria que vamos fazer e que está a verificar a especulação de preços”, detalhou o secretário de Estado em declarações à RTP3. Na passada quinta-feira já tinha sido lançada uma ação de fiscalização idêntica à do passado dia 1 de março, com 38 brigadas da ASAE no terreno. O objetivo é “identificar se há situações anómalas”, como explicou em conferência de imprensa o ministro da Economia.

Numa altura em que Governo e empresas de distribuição trocam acusações sobre uma eventual especulação dos preços, o governante defende que a ASAE “tem feito um papel notável nesta matéria” e que “nunca houve um mês tão intenso” para os inspetores que verificam estes preços.

Nuno Fazenda adiantou ainda que haverá um reforço de 15 inspetores nos próximos dias, sendo que “as últimas entrevistas serão feitas no próximo sábado”. Até ao final deste ano ainda irão entrar mais 20 inspetores e dez técnicos, acrescenta o secretário de Estado.

Até agora, a ASAE já instaurou 79 processos-crime por especulação por conta das ações de inspeção. Na semana passada, a ASAE já tinha revelado que as 960 inspeções a operadores económicos tinham resultado em 51 processos-crime e 91 processos contraordenacionais, segundo informação adiantada na passada quinta-feira em conferência de imprensa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ASAE põe 45 brigadas e 90 inspetores à procura de especulação nos supermercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião