Erdogan anuncia prorrogação de acordo sobre exportação de cereais

  • Lusa e ECO
  • 18 Março 2023

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou a prorrogação do acordo internacional sobre a exportação de cereais ucranianos, sem especificar a duração desta extensão.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou este sábado a prorrogação do acordo internacional sobre a exportação de cereais ucranianos, sem especificar a duração desta extensão, noticiou a AFP.

“Após conversações com ambas as partes, garantimos a prorrogação do acordo que deveria terminar a 19 de março”, afirmou o líder turco num discurso emitido pela televisão. “O acordo sobre o corredor de cereais deveria terminar a partir de hoje. Como resultado de negociações com ambas as partes, prolongámos o tempo. A continuação e estabilidade do acordo é de importância vital”, disse Erdogan, também citado pela Europa Press.

Erdogan participou hoje num evento público em Çanakkale, na Turquia ocidental, onde agradeceu à Ucrânia, à Rússia e às Nações Unidas pelo seu envolvimento nas negociações.

Ancara tinha dito anteriormente que esperava uma prorrogação de 120 dias, enquanto a Rússia insistia num acordo de 60 dias para estender o pacto que permite a exportação de produtos agrícolas ucranianos através dos portos do Mar Negro.

O acordo facilitou a exportação de 24 milhões de toneladas de cereais em mais de 1.600 viagens de navios mercantes desde julho passado. Cinquenta e cinco por cento destes alimentos foram para países em desenvolvimento.

Acordo para exportar cereais pelo Mar Negro válido por mais 120 dias

O acordo entre a Rússia e a Ucrânia para prolongar o acordo sobre a exportação de cereais ucranianos através do Mar Negro é valido por 120 dias, revelou hoje o governo de Kiev, citado pela EFECOM. “O acordo foi prorrogado por mais 120 dias”, disse o ministro ucraniano do Desenvolvimento Comunitário, do Território e Infraestruturas, Oleksandr Kubrakov, na sua conta do Facebook.

Kubrakov agradeceu ao secretário-geral da ONU, António Guterres, e ao Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, assim como a todos os países aliados envolvidos na mediação.

“Isto significa que a Ucrânia continua a exportar os seus produtos agrícolas através de três portos”, precisou o ministro, revelando que desde 01 de Agosto 25 milhões de toneladas de cereais tinham sido enviadas “para satisfazer as necessidades do mundo”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Erdogan anuncia prorrogação de acordo sobre exportação de cereais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião