UBS oferece até mil milhões para comprar Credit Suisse, avança FT

O acordo entre os dois maiores bancos da Suíça poderá ser assinado este domingo à noite. No entanto, Credit Suisse acredita que valor é muito baixo.

O UBS fez uma oferta para comprar o Credit Suisse por até mil milhões de dólares, avança o Financial Times este domingo. No entanto, o Credit Suisse estará a lutar contra o acordo que valoriza o banco abaixo do valor de mercado. As autoridades suíças estarão a planear mudar as leis do país para evitar uma votação dos acionistas sobre a transação, tendo em vista finalizar um acordo antes de segunda-feira, quando os mercados reabrirem.

O acordo entre os dois maiores bancos da Suíça poderá ser assinado no domingo à noite e será cotado a uma fração do preço de fecho do Credit Suisse na sexta-feira. Isto depois de uma semana de turbulência que “limpou” 2,5 mil milhões de francos suíços ao valor da instituição na bolsa.

Credit Suisse afundou 25% numa semana

Fonte: Reuters

A oferta terá avançado com um preço de 0,25 francos suíços por ação a ser pago em ações do UBS, muito abaixo do preço de fecho do Credit Suisse de 1,86 francos suíços na sexta-feira, noticia o jornal britânico com base em fontes próximas do assunto. No entanto, a situação está a evoluir rapidamente e os termos ainda podem mudar.

A Bloomberg avança que o Credit Suisse acredita que a oferta é muito baixa e prejudicaria acionistas e funcionários que têm ações, segundo indicaram pessoas com conhecimento do assunto.

O UBS tem estado em negociações para comprar parte ou a totalidade do Credit Suisse, sendo que avançaram durante este fim de semana reuniões separadas com os conselhos de administração dos dois maiores bancos da Suíça para avaliar uma eventual fusão.

O Banco Central da Suíça e o regulador Finma estiveram a coordenar as negociações num esforço para restaurar a confiança no sistema financeiro helvético. Uma intervenção que surge depois de o banco central ter lançado uma boia de salvação ao Credit Suisse no valor de 50 mil milhões de francos suíços, que não foi suficiente para conter a pressão dos mercados.

O governo suíço estará a preparar medidas de emergência para acelerar a aquisição e planeia introduzir uma legislação que contornará o período normal de consulta de seis semanas exigido para os acionistas do UBS para que o acordo possa ser selado imediatamente, apurou o FT. As autoridades suíças já terão garantido a pré-aprovação dos reguladores relevantes nos EUA e na Europa, que devem emitir declarações coordenadas hoje.

Suíça pondera nacionalização de Credit Suisse caso não haja acordo com UBS

Apesar da maratona de negociações nos últimos dias, ainda não é certo que se chegue a um acordo para a UBS adquirir o Credit Suisse. Perante o cenário de ausência de consenso, a Suíça coloca em cima da mesa a possibilidade de uma nacionalização total ou parcial, avança a Bloomberg.

As autoridades suíças estarão assim a considerar uma nacionalização total ou parcial do Credit Suisse como a única outra opção viável fora de uma aquisição do UBS, de acordo com pessoas com conhecimento do assunto, revela a Bloomberg.

Há várias opções a serem avançadas, numa altura em que as autoridades estão a tentar finalizar uma solução para o banco idealmente antes dos mercados asiáticos abrirem, o que ocorre já perto da uma da manhã na Europa.

(Notícia atualizada às 15h15)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UBS oferece até mil milhões para comprar Credit Suisse, avança FT

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião