Lucros das seguradoras públicas alemãs afetados por preços do resseguro

  • ECO Seguros
  • 20 Março 2023

A Fitch alertou que os preços dos resseguros estão a afetar a rentabilidade das seguradoras alemãs não-vida do setor público.

De acordo com a Fitch Ratings, a rentabilidade da subscrição dos seguros não-vida das seguradoras do setor público alemão é suscetível de enfraquecer em 2023, resultado de preços de resseguro mais elevados e da inflação dos sinistros.

A Fitch prevê um rácio combinado líquido de 98% para 2022 e 99% para 2023, em comparação com uma média de 5 anos de 93% entre 2017 – 2021.

Os analistas esperam que a consolidação das seguradoras do setor público prossiga, uma vez que muitas são de pequena escala operacional.

As seguradoras do setor público alemão representam um terceiro tipo de seguradoras na Alemanha, juntamente com as sociedades por ações e as mútuas de seguros. Estas companhias fazem parte do grupo financeiro do setor público alemão Sparkassen-Finanzgruppe (Sparkassen) (A+/Stable).

A Fitch salientou que a forte posição das seguradoras do setor público se reflete numa quota de mercado agregada de 10% dentro do mercado alemão de seguros primários. Visto em conjunto, este grupo ficaria em segundo lugar no mercado de seguros primários da Alemanha.

A agência de notação financeira prevê que o crescimento dos prémios nos ramos de edifícios e propriedades seja insuficiente para compensar o aumento dos custos de resseguro e a inflação de sinistros, pelo menos até 2024.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros das seguradoras públicas alemãs afetados por preços do resseguro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião