Portugal tem o sétimo maior défice comercial da UE

  • Mariana Marques Tiago
  • 20 Março 2023

Portugal arrecadou 6,4 mil milhões de euros em exportações e gastou 8,4 mil milhões em importações. Registou, assim, um défice de dois mil milhões em janeiro -- o mesmo que no ano anterior.

No primeiro mês do ano, Portugal registou o sétimo maior défice comercial a nível europeu. Foram dois mil milhões de euros, o mesmo valor que em janeiro de 2022, de acordo os dados publicados esta segunda-feira pelo Eurostat.

Portugal conseguiu exportar 6,4 mil milhões de euros (um aumento de 14% face ao mesmo período do ano anterior). Sendo que, desse valor, 4,6 mil milhões resultaram de vendas para países da União Europeia. No entanto, o nível de importações continua a ser superior ao das vendas para o exterior — 8,4 mil milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 10% e que resulta num desequilíbrio da balança comercial.

Este é aliás um cenário idêntico ao registado na zona euro que também teve um défice em janeiro — 30,6 mil milhões de euros no comércio de mercadorias com o resto do mundo, o que compara com um défice de 30,2 mil milhões registado em janeiro do ano passado. A primeira estimativa para as exportações de bens da Zona Euro para o resto do mundo indica que janeiro de 2023 rendeu 222,9 mil milhões de euros (um aumento de 11% comparado com o mesmo período de 2022). Já as importações para o interior da Zona Euro registaram 253,5 mil milhões de euros (mais 9,7% face a janeiro de 2022).

Segundo o gabinete de estatística, o comércio exclusivamente dentro da Zona Euro subiu para 223,8 mil milhões de euros em janeiro de 2023 (um aumento de cerca de 11,6% face a janeiro do ano anterior).

Défice da UE supera o da Zona Euro

Relativamente aos dados do comércio na União Europeia (UE), o Eurostat avança que as exportações dos países da UE para o resto do mundo renderam 198,6 mil milhões de euros em janeiro de 2023 (um aumento de 10,6%). No que toca às importações para os países pertencentes à aliança europeia, foram de 233,3 mil milhões de euros, um aumento de 7% face a janeiro de 2022.

O resultado, afirma o gabinete de estatística, foi um défice de 34,6 mil milhões de euros no comércio de bens com o resto do mundo em janeiro de 2023. Em janeiro de 2022, o défice registado foi de 38,6 mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal tem o sétimo maior défice comercial da UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião