Preços do petróleo caem mais de 2% após turbulência no Credit Suisse

  • Joana Abrantes Gomes
  • 20 Março 2023

Mesmo depois do acordo de fusão do UBS e do Credit Suisse, os preços de crude arrancam a semana novamente em queda, atingindo níveis de finais de 2021.

As cotações do petróleo nos mercados internacionais continuam sob pressão, atingindo na manhã desta segunda-feira o seu nível mais baixo em 15 meses, depois de uma semana em que a turbulência no setor bancário a nível global aumentou os receios de recessão.

Pelas 9h21 (hora de Lisboa), o barril de Brent, cotado em Londres e que serve de referência às importações europeias, cai 2,47% para 71,17 dólares, enquanto o WTI, negociado em Nova Iorque, perde 2,46% para 65,1 dólares. Na semana passada, ambos os contratos registaram o seu valor mais baixo desde dezembro de 2021.

A queda dos preços do crude acontece após o anúncio da fusão do UBS com o Credit Suisse, enquanto a Reserva Federal dos EUA (Fed), o Banco Central Europeu e outros grandes bancos centrais se comprometeram a aumentar a liquidez do mercado financeiro.

“O foco do mercado está na volatilidade atual do setor bancário e no potencial para novas subidas de taxas pela Fed”, disse Baden Moore, chefe do National Australia Bank para a área de commodities, citado pela Reuters.

Além disso, o mais recente relatório mensal sobre o mercado petrolífero da Agência Internacional de Energia (AIE) revela que, atualmente, a oferta ultrapassa a procura de ouro negro, mas a perspetiva é de que o mercado entre em défice durante o segundo semestre deste ano, altura em que se espera que a China conduza a procura mundial de petróleo a níveis recorde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços do petróleo caem mais de 2% após turbulência no Credit Suisse

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião