Rússia vai cortar 5% da produção de petróleo. Brent sobe 2,5% após anúncio

  • Joana Abrantes Gomes
  • 10 Fevereiro 2023

As cotações de petróleo nos mercados internacionais estão a valorizar mais de 2% depois de Moscovo anunciar que vai cortar a produção de crude em 500 mil barris por dia como resposta ao embargo da UE.

A Rússia anunciou esta sexta-feira que vai cortar em cerca de 5% a respetiva produção mensal de petróleo em março, em resposta ao limite de preços imposto pela União Europeia (UE).

Num comunicado, o vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, afirma que a redução “voluntária” de 500 mil barris por dia da produção russa de petróleo, o que equivale a 0,5% da oferta mundial, ajudará a “restaurar as relações de mercado”.

O anúncio surge dias depois de ter entrado em vigor o teto máximo de preço para todos os produtos refinados do petróleo russo e não apenas o combustível em bruto, imposto pela UE e os parceiros do G7 (EUA, Canadá, Reino Unido e Japão).

A UE alargou a proibição das importações marítimas de crude russo para cobrir combustíveis refinados como o gasóleo e a gasolina, enquanto o G7 impôs um limite de preços para os mesmos combustíveis que os compradores devem respeitar se quiserem aceder aos mercados ocidentais de petroleiros e de seguros.

“A Rússia acredita que o mecanismo de preços máximos para a venda de petróleo e produtos petrolíferos russos interfere com as relações de mercado”, disse Novak, acusando o Ocidente de continuar com uma “política energética destrutiva”.

Após este anúncio, o barril de Brent, cotado em Londres e que serve de referência às importações portuguesas, sobe 2,56%, para 86,63 dólares, enquanto WTI, negociado em Nova Iorque, valoriza 2,36%, para 79,92 dólares.

Fonte: Refinitiv

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rússia vai cortar 5% da produção de petróleo. Brent sobe 2,5% após anúncio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião