Seguradoras pressionam fabricantes de automóveis elétricos

  • ECO Seguros
  • 20 Março 2023

Companhias alertam que prémios de seguro de elétricos vão subir, à medida que as vendas aumentarem, a menos que os fabricantes facilitem o acesso a data das baterias e reparem packs.

Seguradoras e peritos da indústria automóvel dizem que os prémios de seguro de veículos elétricos continuarão a subir à medida que as vendas aumentarem, a menos que os fabricantes facilitem o acesso aos dados (data) das baterias dos veículos elétricos (VE) e a packs de reparação, que, afirmam, são apenas ligeiramente danificados em colisões.

A agência Reuters informou que os fabricantes de automóveis defendem que os seus packs de baterias de VE são reparáveis e poucos estão dispostos a partilhar o acesso aos dados das baterias.

A Ford Motor Co. disse ter simplificado o processo de reparação de módulos de bateria e melhorado o processo de substituir o tabuleiro do pack de baterias, nos casos em que o exterior do veículo se encontre danificado.

A General Motors Co. disse que as suas novas baterias Ultium foram concebidas para serem reparadas ao nível do módulo, o que é “significativamente menos dispendioso do que substituir todo o conjunto de baterias”. Permite o acesso de terceiros aos dados da bateria.

A Nissan Motor Co. afirmou que os módulos individuais nos seus veículos elétricos podem ser substituídos. Quando questionados sobre o acesso a dados de terceiros, um porta-voz disse: “os concessionários Nissan têm toda a formação e ferramentas especiais necessárias para assegurar a qualidade ou as necessidades de reparação de baterias de VE”.

A Renault disse que os módulos nos seus veículos elétricos podem ser reparados em “centros de baterias” especialmente designados e não respondeu a questões sobre o acesso a dados de terceiros.

A Stellantis declarou que não repara baterias após acidentes em que os airbags sejam ativados e acrescentou que acredita firmemente na privacidade de dados.

A Tesla Inc. foi na direção oposta com o seu Modelo Y, construído no Texas, cujo novo pack de baterias estruturais foi descrito por especialistas como tendo “capacidade de reparação zero”. A marca não respondeu a nenhum pedido de comentários, segundo a Reuters.

Para muitos VE, não há forma de reparar ou mesmo de avaliar packs de baterias ligeiramente danificados após acidentes, forçando as companhias de seguros a anular os carros com poucos quilómetros – levando a prémios mais elevados e a ganhos inferiores ao custo de se tornarem elétricos.

Os packs de baterias estão a acumular-se em parques de sucata em alguns países, uma lacuna anteriormente não relatada, e dispendiosa, no que era suposto representar uma “economia circular”.

“Estamos a comprar carros elétricos por razões de sustentabilidade”, disse Matthew Avery, diretor de pesquisa da empresa de inteligência de risco automóvel Thatcham Research. “Mas um VE não é muito sustentável se tivermos de deitar fora a bateria após uma pequena colisão“.

As baterias podem custar dezenas de milhares de dólares e representar até 50% do preço de um VE, o que muitas vezes torna antieconómica a sua substituição.

Os VE constituem apenas uma fração dos veículos na estrada, o que dificulta a obtenção de dados de toda a indústria, mas a tendência para veículos com baixas emissões, com zero de quilometragem para serem eliminados, com pequenos danos, está a crescer. A decisão de Tesla de tornar os packs de baterias “estruturais” – parte da carroçaria do carro – permitiu-lhe reduzir os custos de produção, mas criou o risco de empurrar esses custos para consumidores e seguradoras.

A Tesla não se referiu a quaisquer problemas com as seguradoras a anularem os seus veículos. Mas, em janeiro, o CEO Elon Musk disse que os prémios das companhias de seguros de terceiros “em alguns casos eram excessivamente elevados“.

 

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguradoras pressionam fabricantes de automóveis elétricos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião