Endividamento da economia aumenta para 793,9 mil milhões em janeiro

  • ECO
  • 23 Março 2023

Endividamento do setor não financeiro aumentou 140 milhões de euros para 793,9 mil milhões janeiro por conta do setor público.

A dívida total do Estado, famílias e empresas aumentou 140 milhões de euros para 793,9 mil milhões em janeiro, depois de ter caído 1,6 mil milhões no mês anterior. Esta subida deveu-se essencialmente ao aumento do endividamento do setor público, à boleia dos Certificados de Aforro, revelam os dados do Banco de Portugal.

A dívida do setor público aumentou 800 milhões para 353,4 mil milhões no arranque do ano, sobretudo junto dos particulares, que aumentou 1,9 mil milhões, devido à corrida das famílias aos Certificados de Aforro. Já a dívida do setor público junto do exterior aumentou 1,4 mil milhões. Em contrapartida, o endividamento do setor público perante as administrações públicas diminuiu 2,3 mil milhões.

Endividamento da economia aumenta 100 milhões em janeiro

Fonte: Banco de Portugal

Relativamente ao endividamento do setor privado, reduziu-se em 700 milhões para 440,6 mil milhões no primeiro mês do ano.

Registou-se um decréscimo de 400 milhões no endividamento das empresas privadas para 289,4 mil milhões e de 300 milhões na dívida das famílias para 151,2 mil milhões, “traduzindo essencialmente uma redução do endividamento junto do setor financeiro”, justifica a instituição liderada por Mário Centeno.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Endividamento da economia aumenta para 793,9 mil milhões em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião