Soares dos Santos avisa que IVA zero é possível “desde que Governo se torne honesto”
CEO da Jerónimo Martins acusa Costa Silva de "denegrir imagem do setor" mas acredita que as negociações com Medina para o IVA zero podem chegar a bom porto.
O presidente executivo da Jerónimo Martins voltou a tecer duras críticas ao ministro da Economia. E um dia depois de Medina ter anunciado que está a negociar um acordo tripartido com o setor da distribuição e da produção para aplicar, durante seis meses, IVA zero num cabaz de bens essenciais, Pedro Soares dos Santos salienta é possível ter diálogo para chegar a um consenso, “desde que o Governo se torne honesto”.
Apesar de acreditar que as negociações com as Finanças chegarem a bom porto. Em entrevista ao Público, o CEO da Jerónimo Martins acusa o Ministério da Economia de “desonestidade intelectual” e de “denegrir a imagem do setor”, depois de António Costa Silva, ter feito declarações sobre as margens brutas do setor.
O acordo tripartido que Medina quer fechar “no início da próxima semana” prevê aplicar IVA zero em bens essenciais entre os meses de abril e outubro, para reduzir e manter preços estáveis durante este período.
Mas a medida, que vai custar cerca de 410 milhões de euros, está dependente do acordo dos setores da distribuição e da produção.
Os alimentos “saudáveis” que vão estar incluídos no cabaz com IVA zero vão ser selecionados pelo Ministério da Saúde, adiantou ainda o ministro das Finanças, e a medida “é aplicada a produtos e não a marcas”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Soares dos Santos avisa que IVA zero é possível “desde que Governo se torne honesto”
{{ noCommentsLabel }}