📹 Quais são os esforços para facilitar o comércio internacional?

A OCDE monitoriza os esforços dos vários países para facilitar o comércio internacional. Portugal fica no top 10 da tabela.

Numa altura em que se começa a falar de alguma “desglobalização”, várias vozes alertam para a importância do comércio global para as economias. Muitos países têm em vigor medidas para facilitar o comércio e Portugal destaca-se entre os melhores desempenhos neste campo, segundo os indicadores da OCDE.

A OCDE explica em 90 segundos como estão a avançar os esforços para facilitar o comércio e de que forma se podem avaliar os progressos dos vários países envolvidos. Veja o vídeo:

Olhando para os indicadores da OCDE que são explicados no vídeo, é possível perceber que Portugal se situa no top 10 dos países com melhor pontuação na facilitação do comércio, numa lista liderada pela Coreia do Sul. “Portugal supera ou iguala o melhor desempenho da amostra em todas as áreas”, pode ler-se na página específica do país.

A OCDE sinaliza ainda que o desempenho de Portugal “melhorou desde 2019 nas áreas de: disponibilidade de informações, envolvimento da comunidade comercial, automação, simplificação de procedimentos e cooperação entre agências de fronteira interna”.

O economista-chefe da organização, o ex-ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, salientou que “manter os mercados abertos vai ser muito importante”, já que o comércio internacional é uma das medidas que impulsiona a economia, num debate sobre a resposta à inflação. “Houve um aumento no protecionismo e é algo que nos preocupa, porque o impacto de voltar a restrições vai ter efeitos em toda a gente”, alertou.

A OCDE também defende que “facilitar o comércio pode ajudar mais empresas, as pequenas em particular, a integrarem-se no comércio global, bem como ajudar os consumidores a beneficiar de preços mais baixos, maior qualidade e maior escolha de bens”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

📹 Quais são os esforços para facilitar o comércio internacional?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião