Centeno pede paciência ao BCE para deixar subidas de juros atuarem

  • ECO
  • 28 Março 2023

Em entrevista ao jornal espanhol ABC, o governador do Banco de Portugal lembra que “a transmissão da política monetária leva tempo” a atuar sobre a inflação.

Os aumentos das taxas de juro chegaram ao fim? Mário Centeno não respondeu diretamente ao jornal espanhol ABC, mas deixou clara qual é a sua opinião: “As taxas de juros subiram muito de julho de 2022 a março de 2023. Agora, temos de ter paciência para permitir que esse aumento de 350 pontos base tenha impacto na inflação”, afirmou o governador do Banco de Portugal e membro do conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE).

Para Centeno, uma das “pombas” do BCE, é “importante observar como esse aumento é transmitido para a economia real”, lembrando que “a transmissão da política monetária leva tempo” a dar resultados.

Em todo o caso, o governador do banco central português considera que as decisões do BCE terão de ser baseadas em “dados” e “somente isso permite uma avaliação precisa das pressões inflacionárias subjacentes” e decidir qual o rumo da política monetária.

Centeno admite que a inflação vai continuar elevada “mais do que pensávamos e do que gostaríamos” e sublinha que um cenário de juros negativos – como tivemos nos últimos anos – “não é mais plausível”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno pede paciência ao BCE para deixar subidas de juros atuarem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião