Cinco portuguesas no Top 100 ESG. Fidelidade em 20º lugar

  • ECO Seguros
  • 28 Março 2023

Cinco seguradoras portuguesas foram distinguidas pelo Merco, Monitor Empresarial de Reputação Corporativa, que criou o ranking das 100 empresas responsáveis em ESG. A Fidelidade está no Top 20.

De acordo com o Merco, Monitor Empresarial de Reputação Corporativa, que criou o ranking das 100 empresas mais responsáveis em termos de ESG, cinco seguradoras portuguesas integram a lista da sustentabilidade.

Segundo a seleção, a Fidelidade (20º lugar), a Liberty (64º lugar), a Ageas (66º lugar) a Generali (70º lugar) e a Mapfre (88º lugar) são exemplos de empresas orientadas para a Sustentabilidade, Consciência Social e Governance.

Alcançando a posição de liderança do ranking no setor segurador, ao nível de responsabilidade ESG, a Fidelidade “vê reconhecido o esforço que tem promovido para a construção de uma sociedade mais sustentável”, diz a companhia em comunicado.

De acordo com João Mestre, Head of Sustainability da Fidelidade, “a posição nestes rankings reflete claramente a perceção externa sobre a nossa capacidade para percorrer o caminho da sustentabilidade de um modo firme e equilibrado, em torno dos 3 eixos ESG”.

O profissional sublinhou: “Estarmos em primeiro lugar entre as seguradoras nos rankings geral e dos três eixos, e em primeiro entre todas as financeiras do ranking Social, reforça ainda mais a nossa responsabilidade como entidade ‘exemplar’ na relação com os nossos stakeholders”.

“A sustentabilidade faz parte do core da nossa atividade na promoção de uma sociedade mais resiliente. Assumindo o nosso papel proativo na transição ecológica e de agente económico responsável e exemplar, é pela dimensão social que procuramos garantir também a cada dia o nosso papel de agente promotor da mudança de comportamentos e de uma consciencialização crescente para o papel e impacto de todos e de cada um na sociedade”, afirmou João Mestre.

Em comunicado, a companhia destaca: “considerando os pilares da sustentabilidade social, a Fidelidade tem trabalhado ativamente para contribuir para dar resposta aos desafios da Longevidade e das alterações climáticas, criando produtos dirigidos à poupança, saúde, património e assistência, mas também impulsionando os hábitos de vida saudável, assumindo um papel de influência positiva em mais de dois milhões de clientes”. A companhia é signatária da UN Global Compact, iniciativa de sustentabilidade corporativa global, bem como dos Principles of Sustainability Insurance, iniciativa colaborativa entre a ONU e a indústria dos seguros. Em Portugal, a empresa subscreve a Carta de Princípios das Empresas pela Sustentabilidade do Business Council for Sustainable Development e pertence ao grupo de trabalho da Associação Portuguesa de Seguradores (APS) para repensar as soluções de prevenção e mitigação dos fenómenos sísmicos.

A nota destaca ainda: “começando por dentro, no modo como lida e cuida das suas pessoas, a Fidelidade assume o compromisso de desempenhar um papel determinante nos problemas estruturais que afetam a sociedade como um todo. Este reconhecimento público é a confirmação de que as ações concretas que estão a ser desenvolvidas estão a ter um impacto positivo e apontam na direção certa”.

Promovido pelo Merco, monitor de referência para a Ibero-América, o ranking das 100 empresas mais responsáveis em termos de ESG, avalia as empresas que, em 2022, cumpriram melhor os fatores ambientais, sociais e de governança, dando origem a uma lista geral e a outras três específicas para cada um dos critérios ESG (Environmental, Social, Governance).

O Grupo Nabeiro (1º) lidera o ranking das empresas mais responsáveis em Portugal, seguido da Sonae (2º) e EDP (3º). Nas posições seguintes estão a Ikea em 4º lugar e a Jerónimo Martins no 5º.

 

 

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cinco portuguesas no Top 100 ESG. Fidelidade em 20º lugar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião