Futuro CEO da TAP acompanhou negociações com pilotos

  • Ana Petronilho
  • 28 Março 2023

O ECO sabe que na reunião que resultou no pré-acordo com os pilotos marcou presença uma pessoa da confiança de Luís Rodrigues. Futuro CEO também já fez contactos informais com os tripulantes.

O futuro chairman e CEO da TAP, Luís Rodrigues, acompanhou as negociações entre a TAP e os pilotos que resultaram no pré-acordo das medidas que irão ser inscritas no novo Acordo de Empresa.

O ECO sabe que Luís Rodrigues esteve a par dos desenvolvimentos das negociações entre a companhia e os pilotos, através de uma pessoa da sua confiança, externa à atual administração da TAP, que esteve presente na última reunião, que resultou no pré-acordo.

O futuro CEO da TAP terá concordado com as medidas que vão ser inscritas no novo Acordo de Empresa dos pilotos.

Além dos pilotos, a TAP tem ainda em curso reuniões para negociar os novos contratos coletivos com os tripulantes de cabine e com o Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (SITEMA), mas as conversações com este último não têm vindo a ser acompanhadas pelo futuro CEO da TAP.

Com os tripulantes de cabine, desde o anúncio da saída de Christine Ourmières-Widener que as negociações com o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) pararam. Mas também com os tripulantes o futuro CEO já estabeleceu contactos informais, sabe o ECO.

O pré-acordo do contrato coletivo com o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) foi anunciado na semana passada, depois de largos meses de negociações, com os pilotos a dizer que estão de “boa fé” e a “dar um voto de confiança” ao futuro CEO da transportadora.

Apesar de considerarem as medidas acordadas “insuficientes”, o sindicato avançou que no novo Acordo de Empresa fica excluída a “intenção do despedimento coletivo” e ficou fixado o reforço de contratações. Ficou ainda firmado o pagamento, com retroativos a junho de 2021, do subsídio devido aos oficiais de piloto com funções de comando em cruzeiro, vai ser reposto o pagamento da assistência geral no aeroporto e simuladores e, a partir de abril, as ajudas de custo complementares (per diem) vão ser atualizadas.

Estes foram alguns dos pontos que resultaram no novo pré-acordo entre a TAP e os pilotos ao qual o ministro das Infraestruturas, João Galamba, deu luz verde. Mas estas medidas não mereceram o aval imediato do ministro das Finanças, tendo levado o SPAC a avançar com um pré-aviso de greve entre os dias 7 e 10 de abril, o fim de semana da Páscoa.

O protesto deverá ser desconvocado, depois de o ministério liderado por Medina ter dado esta segunda-feira luz verde ao pré-acordo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Futuro CEO da TAP acompanhou negociações com pilotos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião