TAP contrata quatro aviões a companhias estrangeiras para evitar atrasos e cancelamentos
Entre as contratadas estão duas companhias búlgaras, a Bulgaria Air e a Fly2Sky (antiga Via Airways) que, pelo menos até 30 de abril, vão operar várias rotas na Europa e em África.
A TAP contratou quatro aviões a três companhias estrangeiras por falta de aviões. Em causa estão, por exemplo, duas companhias búlgaras, a Bulgaria Air e a Fly2Sky (antiga Via Airways) que foram contratadas pela companhia bandeira em regime de ACMI (aluguer de aviões, incluindo os pilotos, tripulação, manutenção e seguros), segundo o site Routes, que se dedica à atualização de movimentos de aeronaves e voos na aviação comercial.
Sem data para a entrega dos três Embraer à Portugália e que estão em falta, a transportadora decidiu avançar com as novas contratações – que, para já, vão vigorar até 30 de abril – para impedir que se repita o cenário de rutura na operação, que ocorreu verão do ano passado, com 40% de voos atrasados e largas dezenas de cancelamentos.
Ao ECO, fonte oficial da TAP confirmou que esta decisão serve para “mitigar vários fatores” como “o atraso na entrega de aviões” a que se somam “os constrangimentos do aeroporto de Lisboa, com os índices de pontualidade mais baixos da indústria”. Acresce ainda a “dificuldade de contratação nos handlings ou nos serviços aeroportuários” numa altura em que se prevê “um aumento de operação no Verão de 2023 para níveis próximos de 2019”.
Por revelar fica qual será a terceira companhia contratada e os valores envolvidos nos contratos com cada uma das transportadoras.
De acordo com o Routes, o contrato com a Bulgaria Air envolve dois aviões (um Airbus A320 e um Embraer E190) que irá operar nas rotas de Lisboa para Dacar (Senegal), Praia (Cabo Verde) e Varsóvia (Polónia). O Embraer E190 vai voar entre Lisboa e Barcelona, Bruxelas, Casablanca, Faro, Madrid, Málaga, Nice, Porto, Sevilha e Valência.
Já o avião alugado à Fly2Sky, um Airbus A321, vai garantir as rotas entre Lisboa e Dakar, Roma, Oslo e Estocolmo.
Esta já não é a primeira vez que a TAP recorre aos serviços da Bulgaria Air. Desde abril do ano passado que a TAP tem vindo a renovar sucessivamente os contratos em regime ACMI com esta companhia. Nessa altura, a Portugália tinha alugado “três aeronaves E190 à Bulgaria Air”, que estavam a operar, respetivamente, desde 11 de abril, 17 de maio e 18 de julho, e o contrato tinha o prazo previsto para 30 de setembro.
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