Há mais de 60 mil empregos que ninguém quer, a maioria na Grande Lisboa

  • ECO
  • 30 Março 2023

No final de setembro de 2022, registaram-se 61.626 ofertas de trabalho que ninguém quis, a maioria na AML (27.377). BdP diz que há "incompatibilidade entre a procura e a oferta".

No terceiro trimestre do ano passado, o número de empregos vagos registados no Ministério do Trabalho ultrapassou os 60 mil, número que tem vindo sempre a aumentar. Ao todo, no final de setembro de 2022, registaram-se 61.626 ofertas de trabalho que ninguém quis, a maioria na Área Metropolitana de Lisboa (27.377). Segue-se a região Norte (18.117) e Centro (9.844).

Os dados foram avançados pelo Jornal de Notícias, que acrescenta que os grupos profissionais mais procurados pelos empregadores variam de região para região. Em Lisboa, Algarve e no Alentejo, procuram-se principalmente “trabalhadores dos serviços pessoais, de proteção e segurança e vendedores”. No caso da região Norte, Centro e ilhas, procuram-se “trabalhadores qualificados da indústria, construção e artífices”. Segundo o jornal, para colmatar a falta de trabalhadores na área da construção, quem procura tem recorrido à mão-de-obra estrangeira.

Segundo os dados apresentados, existe também mais dificuldade em preencher as vagas quando se trata de uma empresa maior. Nas microempresas, a taxa de não-preenchimento de vagas é de 1,7% e nas pequenas e médias é de 2,1%. Ao olhar para as grandes empresas o número aumenta para 2,9%. O Banco de Portugal considera que o crescimento dos empregos vagos numa altura em que a taxa de desemprego está baixa deve-se à “incompatibilidade entre a procura e a oferta”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há mais de 60 mil empregos que ninguém quer, a maioria na Grande Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião