Inflação em Espanha trava a fundo para 3,3% em março

Efeito estatístico da guerra, com a escalada da eletricidade e combustíveis em março do ano passado, terá ajudado a inflação este mês a afundar quase metade, para 3,3%, estima INE espanhol.

A subida dos preços no país vizinho travou a fundo neste mês de março, estima o Instituto Nacional de Estatística de Estatística (INE) de Espanha. A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá afundado 2,7 pontos percentuais, para 3,3%, a mais baixa desde agosto de 2021.

A queda é explicada pelo efeito estatístico gerado pelo início da guerra na Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, altura em que os preços da eletricidade e dos combustíveis registaram fortes aumentos, deitando gasolina sobre a inflação. A taxa de 3,3% compara com a inflação de 6% que tinha sido apurada pelo INE espanhol em fevereiro.

O dado é uma boa notícia para os consumidores espanhóis, na medida em que aproxima a taxa de inflação de Espanha da meta de 2% do Banco Central Europeu. Mas a informação apurada mostra que não significa, necessariamente, o fim da alta dos preços. A inflação subjacente, que exclui alimentos não transformados e produtos energéticos, terá diminuído apenas uma décima, para 7,5%.

Quanto ao IPC harmonizado, que permite comparações europeias, a variação foi estimada em 3,1% em março, uma redução de três pontos percentuais face ao mês anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação em Espanha trava a fundo para 3,3% em março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião