BPI notificado do requisito MREL a cumprir em 2024

  • Lusa
  • 5 Abril 2023

“A 31 de dezembro de 2022, o BPI excedia já os requisitos MREL finais estabelecidos, tanto em percentagem do RWA, como em percentagem do LRE”, indica o banco.

O BPI foi notificado pelo Banco de Portugal do requisito mínimo de fundos próprios e de passivos elegíveis (MREL), a cumprir em janeiro de 2024, que é de 19,43% do RWA (percentagem dos ativos ponderados pelo risco), comunicou ao mercado.

“[…] O BPI, em base sub-consolidada, deve cumprir a 01 de janeiro de 2024, o montante mínimo de fundos próprios e de passivos elegíveis de 19,43% do RWA, que deverá atingir 22,43%, com acréscimo do atual requisito combinado de reserva de fundos próprios (CBR)”, segundo o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O requisito intermédio aplicável a partir de janeiro de 2022 é de 16,18% do RWA, o que acrescido do CBR atual é de 19,18%.

Já o requisito MREL em percentagem de LRE (medida de exposição total do rácio de alavancagem) é de 5,91%, aplicável também a partir de janeiro de 2022.

A 31 de dezembro de 2022, o BPI excedia já os requisitos MREL finais estabelecidos, tanto em percentagem do RWA, como em percentagem do LRE”, apontou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BPI notificado do requisito MREL a cumprir em 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião