Mapfre lidera na igualdade de género
Mais de metade dos funcionários da Mapfre Portugal são mulheres. A companhia foi distinguida por várias organizações pela sua abordagem no que concerne à igualdade entre mulheres e homens.
A Mapfre e a Mawdy, parte da Mapfre Portugal, foram distinguidas pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), pelas boas práticas na promoção da igualdade remuneratória entre sexos. A CITE tem como missão promover a igualdade e a não-discriminação de género no trabalho, no emprego e na formação profissional, bem como proteção da parentalidade e conciliação da atividade profissional com a vida familiar e pessoal. A distinção foi apoiada pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) e pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS).

“É mais do que fundamental que as empresas assumam comportamentos favoráveis e abertos à diversidade, que garantam a igualdade efetiva de oportunidades entre homens e mulheres”, diz Luís Anula, CEO da Mapfre Portugal, que defende que “o género não pode ser motivo de discriminação” e que “a igualdade não é somente uma questão de justiça”.
Para o líder, “a igualdade entre homens e mulheres é fundamental para o avanço da sociedade, para tornar as empresas mais competitivas e as pessoas mais felizes. É, por isso, um enorme orgulho que a Mapfre Portugal receba estas distinções”.
O grupo Mapfre anuncia a realização de análises retributivas para, se for o caso, corrigir as lacunas salariais que se identifiquem entre membros de um mesmo grupo. Estas “atualmente, estão próximas do seu objetivo (+/- 1%), com 1,86% a nível global“, diz a companhia. “O desequilíbrio tem origem num passado setorial altamente masculino, característico deste setor”, aponta.
Em Portugal, 55% dos funcionários da Mapfre são mulheres, 183 num total de 332. O valor é ainda mais elevado a nível internacional, com 17.300 funcionárias a representar 55,4% nos quadros globais. Destas, 42% ocupam postos de responsabilidade.
Em 2022, 54,7% das novas incorporações no quadro de funcionários do Grupo Mapfre, a nível mundial, foram mulheres. O equilíbrio de género no Conselho de Administração estará praticamente atingido: 47% de mulheres, que se traduz em 7 mulheres e 8 homens.
A Mapfre sublinha, em comunicado, que promove uma cultura diversificada e inclusiva e conta com a sua própria estratégia de diversidade – sem barreiras geracionais, culturais, de género ou orientação sexual. Nos últimos anos, a companhia “tem trabalhado para criar um ambiente favorável, onde todas as pessoas possam oferecer o seu talento, independentemente do género ou de qualquer outro critério”.
Iniciativas da Mapfre para avançar a causa da igualdade de género incluem Redes de Liderança Feminina em Espanha, México, Estados Unidos da América, Brasil, Peru e Turquia. É a única seguradora espanhola e uma das 485 empresas que integram o Índice Bloomberg de Igualdade de Género 2023 (Gender Equality Index). No ranking, a seguradora ocupa a 69.ª posição no ranking global do Índice, que mede a igualdade entre homens e mulheres em cinco pilares: liderança feminina e fluxo de talentos, igualdade e paridade salarial de género, cultura inclusiva, políticas contra o assédio sexual e marca pró-mulheres.
Há três anos, a Mapfre assinou a sua adesão aos Princípios da ONU Mulheres, organização das Nações Unidas. Entre os princípios está o estabelecimento de uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade de género, que significa “tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitar e apoiar os direitos humanos e a não-discriminação”, descreve comunicado.
Enquanto parceira da Rede Espanhola de Pacto Global das Nações Unidas, a Mapfre juntou-se ao programa acelerador Target Gender Equality – movimento mundial para acelerar a ação no ODS 5 (Igualdade de Género) – “estando consciente de que as grandes empresas são um agente de mudança muito importante na sociedade e desempenham o seu papel assumindo #AParteQueNosToca”, afirma a companhia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mapfre lidera na igualdade de género
{{ noCommentsLabel }}