Vista Alegre mais do que triplica lucro para 5,6 milhões em 2022

  • Lusa
  • 5 Abril 2023

O volume de negócios da empresa aumentou 22,5% para 143 milhões de euros. Empresa destaca que o "canal Horeca recuperou de forma bastante forte em 2022, comparativamente com 2021".

A Vista Alegre somou 5,6 milhões de euros de lucro em 2022, acima dos 1,6 milhões de euros totalizados no ano anterior. “O resultado líquido do exercício teve um crescimento de quatro milhões de euros face ao mesmo período de 2021, alcançando 5,6 milhões de euros”, indicou, em comunicado, a empresa de porcelanas e cristais.

Por sua vez, o volume de negócios da empresa aumentou 22,5% para 143 milhões de euros. Já o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) fixou-se em 27,5%, o que corresponde a um crescimento de 21,3% face ao período homólogo. No ano passado, o grupo obteve um resultado operacional de 11,3 milhões de euros, um ganho de 21,3 face a 2021.

A dívida líquida consolidada reduziu-se em 11,7 milhões de euros, em comparação com 2021, situando-se nos 69,4 milhões de euros. Em 2022, a Vista Alegre investiu cerca de sete milhões de euros na aquisição de equipamentos no segmento de porcelana e grés, “os quais potenciam uma maior eficiência operacional e a redução de custos, reforçando o posicionamento da Vista Alegre como detentora das fábricas tecnologicamente mais avançadas do mundo”.

Segundo o mesmo documento, os segmentos de porcelanas e grés foram os que mais impulsionaram o crescimento das vendas. As receitas da porcelana ascenderam a 49,8 milhões de euros, um aumento de 17,2% face a 2021, enquanto as receitas de grés somaram 62,3 milhões de euros, mais 23,8%.

Destacam-se aqui as vendas geradas pelos produtos das marcas Vista Alegre e Bordallo Pinheiro no retalho físico e online, a nível nacional e internacional, que cresceram 21,3% no período em análise. “O canal Horeca [Hotéis, Restaurantes e Cafés] recuperou de forma bastante forte em 2022, comparativamente com 2021, e foi um dos maiores contribuidores para o crescimento das vendas de marca, a nível nacional e internacional, com um incremento de 67%”, apontou.

A nível internacional, os mercados do Brasil e EUA foram os que mais contribuíram. Na Europa, os Países Baixos, França, Espanha e Alemanha surgem em destaque. Estes mercados foram os que mais contribuíram para as vendas no mercado externo, representando, no total, 72% do volume de negócios da Vista Alegre, com 103 milhões de euros de vendas.

O grupo sublinhou ainda que 2022 ficou marcado por um forte aumento dos custos de energia, combustíveis e matérias-primas, o que gerou incerteza no contexto macroeconómico mundial. Contudo, a Vista Alegre disse ter demonstrado “resiliência e adaptabilidade” neste período, atenuando algum do impacto negativo, através do desenvolvimento de um conjunto de investimentos para melhorar a eficiência dos seus processos, bem como através de uma gestão mais eficiente dos consumos e dos meios de produção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vista Alegre mais do que triplica lucro para 5,6 milhões em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião