Custos de construção têm a menor subida em mais de um ano

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 9,1% em termos homólogos em feverereiro, é o valor mais baixo desde janeiro de 2022.

Em fevereiro, os custos de construção de habitação nova aumentaram 9,1% em termos homólogos, menos dois pontos percentuais do que o observado no mês anterior, segundo estimativas do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Foi o primeiro mês desde janeiro de 2022 que os custos de construção registaram um aumento homólogo inferior a 10%. No entanto, desde janeiro de 2010 que não registam qualquer correção, segundo a série de dados do INE.

De acordo com dados divulgados esta segunda-feira pelo INE, o preço dos materiais e do custo da mão de obra apresentaram, respetivamente, variações homólogas de 9,3% e de 8,8%. Ao nível do custo dos materiais, é o crescimento mais modesto desde junho de 2021, quando aumentaram 8,7%.

Fonte: Instituto Nacional de Estatística.

Segundo o INE, “o custo dos materiais contribuiu com 5,3 pontos percentuais para a formação da taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (face a 5,9 pontos percentuais em janeiro) e a componente mão de obra com 3,8 pontos percentuais (que compara com 5,2 pontos percentuais no mês anterior).

Entre os materiais que mais influenciaram esta variação estão o cimento, com um crescimento homólogo do preço de cerca de 40%, as madeiras e derivados de madeira, com variações superiores a 20%, e o betão pronto, com um crescimento perto dos 20%.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Custos de construção têm a menor subida em mais de um ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião