Comissão do novo aeroporto já recebeu “mais de uma centena” de sugestões

  • Ana Petronilho
  • 11 Abril 2023

Os peritos já receberam "mais que uma sugestão" para que o novo aeroporto fique na Ota. Também Rio Frio, Coimbra, Évora ou Castelo Branco estão estre as propostas que deram entrada na plataforma.

Cerca de um mês depois de ter sido lançada a plataforma, a comissão técnica independente que vai decidir o novo aeroporto já recebeu “mais de uma centena” de sugestões de entidades e de cidadãos, disse ao ECO Rosário Partidário, que lidera a equipa de peritos.

No momento, há nove soluções em cima da mesa e durante este fim de semana foi submetido na plataforma “mais que uma sugestão” para a Ota. Outra proposta que também está a ser sugerida aos peritos é Rio Frio, contou ainda ao ECO Rosário Partidário.

Além destas, diz a presidente da comissão independente, estão a ser propostas aos peritos localizações como Castelo Branco, Évora ou Coimbra. Mas só as soluções com algum fundamento serão, posteriormente, analisadas pela equipa de especialistas.

A lista final das possíveis localizações vai ser divulgada pela comissão independente dia 27 de abril. Certo é que pelo menos as cinco hipóteses referidas pelo Governo – Portela + Montijo, Montijo + Portela, Alcochete, Portela + Santarém, e Santarém – terão de ser obrigatoriamente analisadas pelos peritos.

Mas além destas soluções, a comissão independente já fez saber que também vai avaliar as soluções de Alverca e Beja, a que se somam outras duas hipóteses: Monte Real e Alcochete + Portela.

A comissão técnica independente tem o prazo do final deste ano para entregar ao Governo um relatório que indique a melhor opção para a localização do novo aeroporto, tendo em vista o aumento da capacidade aeroportuária de Lisboa.

Esta terça-feira vai ser apresentado o projeto do novo aeroporto de Santarém, o Magellan 500. Os promotores desta iniciativa – as autarquias de Santarém, da Golegã, Torres Novas e de Alcanena – vão assinar um acordo intermunicipal para “unir esforços para o planeamento do território do novo espaço”.

O aeroporto de Santarém prevê uma capacidade inicial de dez milhões de passageiros, crescendo de forma faseada para que a infraestrutura acolha 100 milhões de passageiros e que tenha em funcionamento três pistas para aeronaves.

A comissão técnica independente foi criada pelo Governo no final do ano passado e está instalada no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) em Lisboa. É presidida pela professora do Instituto Superior Técnico, Rosário Partidário, e conta com uma equipa de seis coordenadores técnicos, todos ligados ao Ensino Superior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissão do novo aeroporto já recebeu “mais de uma centena” de sugestões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião