TAP fecha acordo com Menzies para recuperação da Groundforce

A companhia aérea chegou a acordo com a Menzies para a recuperação da empresa de handling. TAP vai ficar com participação minoritária, através da conversão de créditos em capital.

A TAP e a Menzies chegaram a acordo sobre o plano a apresentar aos credores da Groundforce com vista à recuperação da empresa de serviços de assistência em terra. Companhia aérea ficará com parte do capital através da conversão de créditos.

“Foi hoje assinado o Acordo de Subscrição (“Subscription Agreement”), entre a SPDH – SERVIÇOS PORTUGUESES DE HANDLING, S.A. (“Groundforce”) e a sua respetiva Massa Insolvente, a TAP e a subsidiária portuguesa da MENZIES AVIATION (“Menzies Aviation”), nos termos do qual as partes acordaram nos termos e condições do Plano de Insolvência a apresentar no processo de insolvência e a submeter à Assembleia de Credores da Groundforce, tendo em vista a recuperação e revitalização da Groundforce”, afirma o comunicado divulgado aos mercado esta terça-feira ao final do dia.

“Este acordo é o culminar de um processo longo e muito exigente para a seleção de um investidor capaz e comprometido com a recuperação da empresa Groundforce, tendo a Menzies Aviation demonstrado sempre interesse neste objetivo ao longo das várias fases do processo”, nota a TAP num comunicado de imprensa.

No âmbito do acordo, a Menzies Aviation, que foi adquirida no ano passado pela National Aviation Services, uma empresa do Kuwait, irá ficar com a maioria do capital da Groundforce, sendo o capital remanescente subscrito pela TAP, mediante a conversão de créditos sobre a Groundforce, sem aporte de capital adicional pela TAP”.

Para que o acordo se materialize e o plano de insolvência seja submetido à assembleia de credores, será necessária a “obtenção de um conjunto de aprovações e autorizações, iniciando-se, nesta data, o prazo para obtenção das necessárias aprovações e autorizações”, indica o comunicado ao mercado. Após a aprovação dos credores, o plano de insolvência terá ainda de “ser homologado pelo tribunal competente”.

A insolvência da Groundforce foi pedida pela TAP e decretada pelo tribunal a 4 de agosto de 2021. O plano de recuperação da empresa de handling ficou suspenso por a decisão não ter ainda transitado em julgado, devido à contestação legal movida pelo empresário Alfredo Casimiro, que tem atualmente 50,1% do capital. A TAP tem os restantes 49,9%.

“Este é um passo decisivo para a recuperação da Groundforce, reforçando a confiança de todos os seus stakeholders no futuro desta empresa, sendo também um marco significativo para reforçar a capacidade de handling, com impacto em toda a economia nacional. Esta medida está em conformidade com o plano de restruturação da TAP“, sublinha a TAP no comunicado de imprensa.

A companhia aérea destaca ainda “que o bom funcionamento da Groundforce é fundamental para a atividade da TAP e para a satisfação dos seus clientes”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TAP fecha acordo com Menzies para recuperação da Groundforce

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião