TAP pediu ao Governo para mudar legislação dos vistos

  • ECO
  • 11 Abril 2023

Ao contrário de Portugal, as embaixadas de países da União Europeia como Espanha, França e Bélgica concediam vistos para viagens não essenciais para países fora da UE ou do Espaço Schengen.

O ainda presidente do conselho de administração da TAP, Manuel Beja, perguntou ao então secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Mendes, se havia “espaço para alterar a concessão de vistos para viagens não essenciais“. A troca de emails terá ocorrido em setembro de 2021, refere esta terça-feira o Jornal de Negócios.

Ao contrário de Portugal, as embaixadas de países da União Europeia como Espanha, França e Bélgica concediam vistos para viagens não essenciais para países fora da UE ou do Espaço Schengen. Os passageiros compravam viagens a companhias desses países, pondo em causa o mercado da TAP sobretudo dos países de língua oficial portuguesa.

O email enviado pela responsável de marketing e vendas da TAP, Paula Canada, à então administradora da TAP Sílvia Mosquera, e que depois foi reencaminhado para Manuel Beja, concluía que, nesse cenário, “haveria o interesse de alterar a legislação portuguesa retirando a autorização exclusivamente para viagens essenciais. Qualquer ajuda junto do Governo seria muito útil”, acrescentava. Manuel Beja enviou-o ao secretário de Estado, questionando se haveria “espaço para alterar” a legislação. Não foi anexada a resposta de Hugo Mendes, mas sabe-se que a legislação foi alterada em 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TAP pediu ao Governo para mudar legislação dos vistos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião