Portugal regista défice comercial de 94 milhões no café

Indústria portuguesa exportou 121 milhões de euros de café torrado e solúvel em 2022, com as importações a valeram 215 milhões. Do total de 88 operadores neste setor, 90% têm menos de 50 empregados.

As importações de café voltaram a subir 2,9% no ano passado, atingindo um total de 215 milhões de euros. Em conjunto, França e Espanha, que são os principais países de origem, pesam quase dois terços (64%) nas compras portuguesas deste produto.

Apesar de a subida percentual (6,1%) até ter sido superior em 2022, igualmente na comparação homóloga, as exportações de café torrado e solúvel valeram “apenas” 121 milhões de euros, conduzindo a um défice setorial de 94 milhões de euros.

Espanha, França, Reino Unido e Suíça, que são quatro países com uma forte presença de emigrantes, são os melhores mercados para o café português. Do total da produção em solo nacional, quase 25% tem como destino os mercados internacionais, mostram os dados da Informa D&B.

Dominado pela Delta, que emprega mais de mil trabalhadores e está presente tanto no canal de alimentação como no Horeca (hotelaria e restauração), o setor do café em Portugal é constituído por um total de 88 operadores, sendo que 90% das empresas têm menos de 50 funcionários. Norte, Lisboa e Alentejo são as principais zonas geográficas.

De acordo com o estudo divulgado esta quarta-feira pela consultora, o valor das vendas de café em Portugal atingiu os 590 milhões de euros em 2022, representando um crescimento de 8,3% face ao ano anterior. Um valor que, sublinha, “mantém o mercado do café numa rota de crescimento” retomada em 2021, depois da quebra verificada no primeiro ano da pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal regista défice comercial de 94 milhões no café

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião