5 coisas que vão marcar o dia
No mesmo dia em que a dívida soberana é novamente avaliada, a TAP muda de presidente e Manuel Pinho e Ricardo Salgado ficam a saber se vão a julgamento pelo caso EDP.
A agência americana Fitch divulga a avaliação à dívida soberana, numa altura em que o mercado atravessa um clima de incerteza sobre o impacto da subida dos juros. E a TAP, que atravessa tempos de turbulência, muda hoje a página com uma nova liderança.
Fitch divulga rating de Portugal
Depois de em outubro do ano passado ter melhorado a notação de Portugal subindo de BBB para BBB+, a Fitch faz esta sexta-feira uma nova avaliação à dívida soberana portuguesa. Numa altura de incerteza sobre o impacto da subida dos juros, os analistas acreditam que a agência americana vai manter, para já, inalterado o rating.
Luís Rodrigues assume comandos da TAP
Mais de um mês depois da demissão do chairman e da CEO da TAP, entra hoje em funções o novo líder da transportadora. Luís Rodrigues vai acumular, para já, os cargos até agora ocupados por Christine Ourmières-Widener e por Manuel Beja. Esta é a segunda passagem de Luís Rodrigues, agora ex-CEO da açoriana Sata, pela TAP, onde foi administrador entre junho de 2009 e dezembro de 2014, na equipa de Fernando Pinto. Pela frente Luís Rodrigues tem vários desafios imediatos, que passam por evitar riscos de cancelamentos e atrasos de voos no verão, a negociação dos novos acordos de empresa com os trabalhadores, ou o processo de privatização da transportadora.
Leitura da decisão instrutória do caso EDP
O antigo ministro da Economia do Governo de José Sócrates, Manuel Pinho, Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, e Alexandra Pinho sabem esta sexta-feira se vão a julgamento e, se sim, por que crimes. A acusação do Ministério Público foi conhecida no final de 2022, onze anos depois do início da investigação. A decisão será anunciada no Tribunal Central de Instrução Criminal, pelas 14 horas. A investigação do caso EDP centrou-se nas suspeitas de favorecimento do Governo, na altura de José Sócrates, à EDP. Mas com o decorrer da investigação várias outras suspeitas foram nascendo, como a dos subornos superiores a cinco milhões de euros de Salgado, ex-líder do BES, a Manuel Pinho, à data ministro da Economia de Sócrates.
Novos dados do turismo em fevereiro
Depois de ter divulgado que em fevereiro foram registados 1,7 milhões de hóspedes em Portugal, que traduziram quatro milhões de dormidas, o Instituto Nacional de Estatística divulga esta sexta-feira dados mais detalhados sobre a atividade do setor, que tem vido a ultrapassar todos os níveis do ano passado e do período pré-pandemia.
Prosseguem Reuniões de Primavera
Continuam a decorrer, até domingo, as reuniões anuais dos Conselhos de Governadores do Grupo do Banco Mundial (WBG) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), que, em Washington, juntam banqueiros centrais, ministros das finanças e do desenvolvimento, executivos do setor privado, representantes de organizações da sociedade civil e académicos para discutir questões de interesse global, incluindo as perspetivas económicas mundiais. Participa nestas reuniões o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Francisco André.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}