Galp volta a aumentar margens de refinação

A petrolífera revela que aumentou a margem de refinação para 14,3 dólares por barril, uma subida de 6% face aos 13,5 dólares do quarto trimestre de 2022.

A Galp voltou a aumentar a margem de refinação nos três primeiros meses do ano. A subida de 6% face ao trimestre anterior é mais modesta face aos 75% registados entre o quarto trimestre e o terceiro, e é explicada pelo aproveitamento das falhas de fornecimento de produtos internacionais e preços energéticos mais baixos, explica a petrolífera numa nota enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A petrolífera revela que aumentou a margem de refinação para 14,3 dólares por barril, uma subida de 6% face aos 13,5 dólares do quarto trimestre de 2022. Este desempenho é superior às estimativas dos analistas, que apontavam para uma margem de refinação de 11,73 dólares por barril nos primeiros três meses deste ano. No primeiro trimestre de 2022, a margem de refinação ficava-se pelos 6,8 dólares.

No total, a produção working interest da Galp desceu 8% em termos homólogos e em cadeia, para 120,3 mil barris diários de petróleo e equivalentes. Já a produção líquida (net entitlement) cifrou-se nos 120,1 mil barris, também aqui com uma redução de 7%

A nível comercial, a empresa viu as vendas de produtos petrolíferos subirem 3% em termos homólogos, mas em cadeia registaram uma queda de 5%. Já as vendas de gás natural caíram 33% face ao mesmo período do ano passado, e 13% face aos últimos três meses de 2022. Na eletricidade, as vendas também caíram: 18% em termos homólogos e 1% face ao trimestre anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp volta a aumentar margens de refinação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião