Já foram entregues mais de 2,3 milhões de declarações de IRS

Vários contribuintes já entregaram a declaração de IRS, alguns deles através do preenchimento automático. Prazo decorre até 30 de junho.

A entrega do IRS deste ano, referente aos rendimentos do ano passado, arrancou a 1 de abril e desde aí já mais de 2,3 milhões de contribuintes entregaram a declaração à Autoridade Tributária. O prazo prolonga-se até 30 de junho.

Segundo os dados disponíveis no Portal das Finanças esta terça-feira de manhã, já foram submetidas 2.311.718 declarações de IRS. Passaram 18 dias desde que abriu o prazo, pelo que foram entregues em média cerca de 128 mil declarações por dia.

Apesar de muitos contabilistas recomendarem não entregar logo no primeiro dia, devido a alguns erros que podem ocorrer, são muitos os que decidem avançar com a declaração para obter o reembolso mais rápido. Os primeiros reembolsos começaram a chegar à conta dos contribuintes a 13 de abril, na semana seguinte àquela em que teve início a campanha de IRS de 2022.

Há também várias pessoas com acesso à declaração pré-preenchida, pelo que o processo acaba por se tornar mais rápido. Até dia 12 deste mês, quase metade das declarações (46%) tinham sido submetidas através do IRS automático, de acordo com as Finanças.

É de recordar que os contribuintes podem escolher consignar 0,5% do IRS a uma instituição ou associação, sem custos. Poderá também doar uma parte do IVA, correspondente ao benefício fiscal previsto por ter pedido fatura em certos setores, que é assim abdicado.

A entrega do IRS decorre até 30 de junho e é feita online, mas os contribuintes podem recorrer aos vários canais de atendimento da AT, como o e-balcão ou o Centro de Atendimento Telefónico da AT, ou recorrer ao atendimento presencial nos Serviços de Finanças, com agendamento prévio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já foram entregues mais de 2,3 milhões de declarações de IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião