Certificados de Aforro aumentam 14% em março e batem novo recorde

No espaço de um ano, o stock de Certificados de Aforro mais do que duplicou, contabilizando atualmente mais de 28 mil milhões de euros, o valor mais elevado de sempre.

O stock de Certificados de Aforro aumentou 3.549 milhões de euros em março, mais 14,1% face a fevereiro, contabilizando no final do mês passado 28,6 mil milhões de euros.

Segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal, trata-se da segunda variação mensal mais significativa de sempre (só superada pelo aumento de 14,8% registada em janeiro) e do maior aumento mensal absoluto desde, pelo menos, dezembro de 1998 (período desde o qual vigora a série do Banco de Portugal).

Só no primeiro trimestre deste ano, as famílias aplicaram mais de 9 mil milhões de euros das suas poupanças em Certificados de Aforro, cerca de 60 vezes mais do que os 150 milhões de euros registados no primeiro trimestre de 2022. E nos últimos seis meses, o stock de Certificados de Aforro “engordou” mais de 14 mil milhões de euros, o equivalente a 50% do montante existente no final de março.

A pressionar esta procura por parte das famílias está o nível de remuneração destes títulos de dívida desenhados para o retalho, que desde março estão a pagar a taxa máxima permitida por lei de 3,5%, ao mesmo tempo que os bancos continuam a pagar muito pouco pelos depósitos das famílias.

Fonte: IGCP.

Os dados divulgados pelo Bando e Portugal revelam também que, face ao período homólogo do ano passado, o stock de Certificados de Aforro mais do que duplicou, passando de 12,6 mil milhões de euros em março de 2022 para 28,6 mil milhões de euros no final do mês passado, o valor mais elevado de sempre.

Em contraciclo continuam os Certificados do Tesouro, que voltaram a registar uma queda de 4,5% em março, fechando o mês com 13,4 mil milhões de euros aplicados, o valor mais baixo desde maio do 2017. Há 17 meses consecutivos que o stock de Certificados do Tesouro está a minguar.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Certificados de Aforro aumentam 14% em março e batem novo recorde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião