Centeno diz que subida dos juros dos depósitos “ainda é insuficiente”

Governador do Banco de Portugal fala em “dinâmica positiva” no aumento das remunerações dos depósitos, mas considera que bancos ainda não fizeram o suficiente.

Mário Centeno considera que os juros dos depósitos bancários tiveram uma “evolução positiva” nos últimos meses, mas avisou que o aumento das remunerações das poupanças dos depositantes tem sido lento e que aquilo que os bancos fizeram até agora “ainda é insuficiente”.

“A taxa de juro dos depósitos ainda é insuficiente, acredito que vai continuar a subir”, afirmou o governador do Banco de Portugal esta terça-feira numa audição parlamentar na Comissão de Orçamento e Finanças.

Centeno reconheceu aos deputados que o processo de aumento dos juros dos depósitos tem sido “mais lento do que desejava”, mas destacou que a direção “tem sido bastante positiva e a trajetória é de convergência”.

Segundo revelou o supervisor na passada sexta-feira, os juros dos depósitos bancários subiram para 0,65% em fevereiro, prosseguindo bem abaixo da média da Zona Euro, que se fixou nos 1,53%.

Do lado do PSD, que foi quem chamou o governador à comissão, o deputado Duarte Pacheco disse que o “Parlamento esta disponível para trabalhar com o Banco de Portugal para acelerar o ritmo de subida das taxas de juro dos depósitos”. O deputado social-democrata considerou que “não há incentivo a que os depósitos continuem no sistema financeiro” e lembrou que “nos últimos meses tem havido uma fuga para os Certificados de Aforro”.

Centeno admitiu que “há um competidor muito grande” dos depósitos que são os Certificados de Aforro. Estes certificados são igualmente um investimento seguro, mas pagam mais de cinco vezes mais do que as poupanças depositadas nos bancos.

(Notícia atualizada às 18h02)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno diz que subida dos juros dos depósitos “ainda é insuficiente”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião