Montenegro diz que ministros estão “diminuídos politicamente” e Governo já “não tem moral para se mexer”

Luís Montenegro instou esta sexta-feira o primeiro-ministro a falar ao país sobre as contradições dentro do Governo acerca da existência de um parecer sobre a TAP. Não admite moção de censura.

Hoje temos uma situação política em que o Governo está sem rei nem roque. Não há dois membros do Governo a dizer a mesma coisa, a não ser quando estão calados“, afirmou esta sexta-feira o líder do PSD. Luís Montenegro considera que há vários ministros diminuídos politicamente e que António Costa tem de falar ao país.

“Como é que possível um membro do Governo vir formalmente através de um comunicado dirigir-se ao país dizer: ‘Nós temos um parecer mas por proteção do interesse público não queremos divulgar’. Depois o ministro das Finanças vem dizer que não há parecer nenhum e que decidiram com base no relatório da IGF”, afirmou o presidente dos sociais-democratas, instado a comentar a inexistência de um parecer jurídico a sustentar as demissões na TAP, depois de o Executivo ter negado enviá-lo à comissão parlamentar de inquérito.

Já avisei no dia 2 de janeiro que o ministro das Finanças estava diminuído politicamente. Hoje temos uma ministra da Presidência diminuída politicamente, temos uma ministra dos Assuntos Parlamentares diminuída politicamente e um ministro das Infraestruturas diminuído politicamente“, disse Luís Montenegro em declarações transmitidas pelas televisões. “O Governo não tem hoje moral para se mexer, parece que tudo lhe corre mal“, acrescentou.

O líder do PSD quer que o primeiro-ministro venha falar ao país sobre este caso: “Quero instar o Dr. António Costa a falar ao país. Ou está envergonhado com o que se está a passar e se é esse o caso o melhor é assumir e não estar a protelar esta situação. Ou então está comprometido e então o Dr. António Costa tem de assumir as suas responsabilidades. Não podemos é ter um primeiro-ministro a fazer de conta”.

Questionado sobre se pretende apresentar uma moção de censura ao Governo, Luís Montenegro não admitiu essa hipótese. “O Governo é censurado pelo PSD desde o primeiro dia. Começa a ser conclusão a extrair a incapacidade do primeiro-ministro em pôr ordem na casa”, respondeu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Montenegro diz que ministros estão “diminuídos politicamente” e Governo já “não tem moral para se mexer”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião