Yanomamis recebem ajuda da Zurich

  • ECO Seguros
  • 23 Abril 2023

Através de doações, seguradora fornecerá refeições, filtros para processamento de água e equipamentos médicos.

A situação de emergência de saúde pública vivida pelos Yanomamis, decretada pelo Governo Federal brasileiro, motivou uma onda de solidariedade para ajudar os indígenas. A Zurich uniu-se ao movimento e fez um aporte de 337 mil reais a partir de um fundo de catástrofes organizado pela companhia em dezembro de 2022 com o objetivo de auxiliar comunidades em situações de calamidade pública no Brasil até setembro de 2023.

“Os Yanomamis estão a sofrer de desnutrição e doenças como malária, diarreia, verminoses, entre outras, que quando não tratadas, podem levar à morte. Esta frente de saúde é muito importante”, diz Ana Matta, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Zurich Brasil.

A expectativa é que a doação da Zurich alcance, positivamente, mais de 4 mil indígenas. Em relação à alimentação, o foco foi oferecer opções que respeitem a tradição alimentar dos Yanomamis.

“A frente foi estruturada com muito cuidado, e procurou desenvolver-se uma fonte de alimento adequada aos costumes dos Yanomamis que pudesse garantir a segurança alimentar da população, até que seja possível que retomem a agricultura de subsistência”, explica Ana Matta, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Zurich Brasil.

Os recursos doados pela Zurich foram ainda encaminhados filtros portáteis, que transformam água contaminada em água potável, e que viabilizam aproximadamente 5 mil litros de água por dia. Os filtros podem ser instalados em recipientes para uso coletivo e já são utilizados pelos Yanomamis do Amazonas.

Serão ainda adquiridos equipamentos médico-hospitalares essenciais para o estabelecimento de um polo de atendimento médico aos indígenas em Surucucu, cuja instalação foi aprovada pelo Governo Federal e será operacionalizada pelos Expedicionários da Saúde (EDS). Os recursos dirigem-se a alojamentos, cozinha, casas de banho, pontos de comunicação e postos de atendimento, além de equipamentos como macas, cadeiras de rodas desfibrilhadores, bombas de infusão para medicação, entre outros, que ajudarão no atendimento da população.

“Os Yanomamis estão a sofrer de desnutrição e doenças como malária, diarreia, verminoses, entre outras, que quando não tratadas, podem levar à morte. Por isso, esta frente de saúde é muito importante”, diz Ana. “Como as expedições pela floresta para atendimento aos povos indígenas da Amazónia ocorrem de maneira contínua e recorrente, a compra de equipamentos apoiará o trabalho de cuidado a essa população para além dos seis meses em que o polo de atendimento deve ficar instalado em Surucucu”, pontua.

A contribuição da Zurich foi dirigida ao Movimento União BR e ao Instituto da Criança, parceiros sociais da companhia, que já organizaram outras doações do fundo de catástrofes – mais de 18 mil pessoas foram apoiadas após as chuvas nos estados brasileiros da Bahia e de Minas Gerais, com quase meio milhão de reais doados de dezembro de 2022 a março de 2023. Estas organizações foram responsáveis por fazer o levantamento das necessidades do povo Yanomami e por direcionar os recursos da seguradora, a partir da definição das prioridades, junto da Rede Interinstitucional, criada com a participação de organizações sociais da região, como os Expedicionários da Saúde e o Instituto Socioambiental (ISA), além de órgãos competentes como a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), entre outros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Yanomamis recebem ajuda da Zurich

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião