Crescimento da economia dos EUA desacelera para 1,1% no 1.º trimestre

  • Lusa
  • 27 Abril 2023

O crescimento da economia norte-americana ficou abaixo do esperado pelos analistas, que apontavam para um crescimento de 2% entre janeiro e março.

O crescimento da economia norte-americana abrandou no primeiro trimestre, desacelerando para um ritmo anualizado de 1,1%, sob efeito de uma diminuição dos investimentos, anunciou esta quinta-feira o Departamento do Comércio.

Nos três meses anteriores, a economia registou uma expansão de 2,6%, de acordo com dados definitivos. O crescimento ficou abaixo do esperado pelos analistas, que apontavam para um crescimento de 2% entre janeiro e março.

Mas os gastos do consumidor, que representam cerca de 70% da atividade económica dos Estados Unidos, permaneceram resilientes, crescendo a um ritmo anualizado de 3,7%, a taxa mais rápida em quase dois anos.

A desaceleração da economia reflete o impacto das sucessivas subidas das taxas de juro da Reserva Federal para travar a inflação, desde março do ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crescimento da economia dos EUA desacelera para 1,1% no 1.º trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião