BRANDS' ECO Porto lança Ciclo de Conversas para inspirar e acelerar neutralidade carbónica até 2030

  • BRANDS' ECO
  • 28 Abril 2023

No âmbito do Pacto do Porto para o Clima, a cidade vai debater com parceiros, empresas e sociedade civil boas práticas e estratégias para atingir a descarbonização e garantir melhor qualidade de vida.

Arranca já no próximo dia 4 de maio, quinta-feira, o Ciclo de Conversas que pretende inspirar e dinamizar a implementação de projetos, alguns deles disruptivos, que permitirão ao Porto alcançar a neutralidade carbónica já em 2030. As sessões acontecerão em dez semanas distintas, entre 4 de maio e 20 de julho, e irão debruçar-se sobre os temas mais prementes no âmbito do Pacto do Porto para o Clima. O arranque deste ciclo de conversas conta ainda com uma sessão de abertura, a decorrer também no dia 4, na qual Filipe Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, irá contextualizar as grandes prioridades deste desígnio comum. As sessões são gratuitas e a sua presença é importante. Para assistir à primeira sessão registe-se aqui.

"Vamos abordar temáticas fundamentais, desde a transição energética à mobilidade sustentável, passando pela descarbonização da construção e formas de financiamento. Mas trataremos também de soluções mais inovadoras e de vanguarda, como o sequestro de carbono, a circularidade do sistema alimentar ou as soluções de base natural. Envolvendo sempre parceiros e a sociedade civil num objetivo comum a todos.”

Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto

“Energia descentralizada e limpa” é o tema do primeiro debate. O Porto Innovation Hub é o palco escolhido para o Ciclo de Conversas, incluindo a sessão de abertura e a primeira sessão, que decorrem já no dia 4 de maio. Neste dia, a discussão centrar-se-á na Energia, nomeadamente na forma como a produção de energia limpa e descentralizada contribui significativamente para a descarbonização das cidades, proporcionando inegáveis benefícios ambientais. Serão ainda abordados os impactos positivos associados, nomeadamente as vantagens económicas e sociais, já que a mudança contribui diretamente para a diminuição da pobreza energética e promove uma transição energética integrada e justa no território.

Saliente-se que, entre as várias fontes alternativas de energia, Portugal possui condições ímpares para uma aposta cada vez maior na energia solar, dado ser um dos países europeus com maior exposição solar. Este é um ponto de partida extraordinário que pode impulsionar a concretização dos ambiciosos objetivos climáticos a nível local, nacional e europeu.

Na primeira sessão, serão abordados alguns dos temas mais relevantes nesta área, como a importância da criação de Comunidades de Energia Renovável, a produção energética para autoconsumo, os modelos de negócio associados à geração de energia descentralizada e renovável, e as ambições de vários parceiros do Pacto do Porto para o Clima nesta matéria. O painel de oradores é constituído por Jorge Sousa, diretor do Serviço de Instalações e Equipamentos do Centro Hospitalar Universitário de São João; João Peças Lopes, professor catedrático da FEUP, e Carlos Sampaio, CEO da Elergone Energia. A moderação cabe a Rui Pimenta, administrador da Agência de Energia do Porto.

Registe-se aqui.

"A apresentação, divulgação e partilha de boas práticas é uma forma de inspirar outras organizações e cidadãos, com vista a acelerar a necessária e urgente transição climática, um dos temas que mais preocupa uma grande maioria de cidadãos.”

Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto

Programação Ciclo de Conversas

Sessão #1 | 04 de maio: Energia descentralizada e limpa

Sessão #2 | 11 de maio: Mobilidade sustentável

Sessão #3 | 18 de maio: Descarbonização da construção

Sessão #4 | 01 de junho: A circularidade do sistema alimentar

Sessão #5 | 15 de junho: O envolvimento da comunidade

Sessão #6 | 22 de junho: O sequestro de carbono

Sessão #7 | 29 de junho: Os desafios de uma transição justa

Sessão #8 | 06 de julho: A importância dos dados

Sessão #9 | 13 de julho: Financiamento

Sessão #10 | 20 de julho: Soluções de base natural

 

O Pacto do Porto para o Clima é uma iniciativa liderada pelo Município do Porto que pretende despertar a ação dos cidadãos e organizações e criar uma verdadeira comunidade de aprendizagem, partilha de experiências e conhecimento, e apoio mútuo para este desígnio. Esta iniciativa conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República. A iniciativa tem mobilizado atores de diversos quadrantes e congrega já mais de 200 subscritores de enorme prestígio, de áreas tão diversas como a academia, justiça, educação, telecomunicações, construção, indústria, ONGs, 3o setor, desporto, ciência, saúde, cultura, abrangendo algumas das mais reputadas instituições e organizações empresariais da cidade e da região.

Saiba mais aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Porto lança Ciclo de Conversas para inspirar e acelerar neutralidade carbónica até 2030

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião