Ex-adjunto de Galamba disponível para ir à comissão de inquérito da TAP

  • Ana Petronilho
  • 1 Maio 2023

Frederico Pinheiro já fez saber ao presidente da CPI da sua "total disponibilidade" para prestar esclarecimentos aos deputados. O ex-adjunto tinha sido chamado ao Parlamento pelo PSD e pelo Chega.

O ex-adjunto do ministro das Infraestruturas, Frederico Pinheiro, já comunicou ao Parlamento a sua disponibilidade para ir à comissão parlamentar de inquérito da gestão da TAP para prestar esclarecimentos.

Segundo a comunicação dirigida ao presidente da CPI, Jorge Seguro Sanches, a que o ECO teve acesso, Frederico Pinheiro frisa que “na sequência dos requerimentos apresentados” pelos partidos com vista a uma audição, o ex-adjunto diz ter “total disponibilidade” para prestar “quaisquer esclarecimentos” que os deputados “possam julgar necessários”.

Tanto o PSD, como o Chega e o PAN chamaram ao Parlamento, em audição na comissão parlamentar de inquérito à TAP, o adjunto exonerado de João Galamba, Frederico Pinheiro. Os pedidos de audição dos partidos foram submetidos na passada sexta-feira, np mesmo dia em que se conheceu a exoneração de Frederico Pinheiro por “comportamentos incompatíveis com os deveres e responsabilidades” e quando foram conhecidas as acusações do ex-adjunto a dar conta que João Galamba tinha, alegadamente, procurado omitir informação à comissão de inquérito à TAP.

Já o Iniciativa Liberal pediu uma “audição imediata”, com a “máxima urgência”, do ministro das Infraestuturas na CPI e solicitou esclarecimentos ao primeiro-ministro, António Costa, que, até ao momento, ainda não prestou qualquer declaração sobre o caso.

O Bloco de Esquerda também enviou um requerimento à comissão de inquérito a exigir ter acesso a “todos os documentos e ficheiros relacionados com a TAP” e aos “documentos classificados pelo Gabinete Nacional de Segurança que estarão no computador de serviço” do ex-adjunto do ministro das Infraestruturas.

Também o PCP diz que “alguém está a mentir nesta situação toda” e o secretário-geral Paulo Raimundo sublinha que “é preciso saber quem mentiu”, exigindo explicações.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-adjunto de Galamba disponível para ir à comissão de inquérito da TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião