Vodafone e Hutchison à beira de fechar acordo no Reino Unido

  • Lusa
  • 4 Maio 2023

Um acordo entre as duas empresas, segundo o Financial Times, criaria a maior operadora móvel do Reino Unido, detida a 51% pela Vodafone e a 49% pela Hutchison.

A britânica Vodafone e o conglomerado de Hong Kong CK Hutchison estão perto de fechar um acordo para integrar os seus negócios no Reino Unido e criar a maior operadora móvel do país, noticiou esta quinta-feira o Financial Times.

Após a confirmação de Margherita Della Valle como presidente executiva (CEO) permanente da Vodafone em finais de abril, ambas as empresas preparam-se para tornar públicos os seus planos este mês, segundo indicaram ao Financial Times (FT) diversas fontes próximas da operação.

O valor das ações da empresa resultante da fusão ascende a 9.000 milhões de libras (10.270 milhões de euros), estima o FT, embora a sua dívida ronde os 6.000 milhões de libras (6.850 milhões de euros), o que perfaz um ‘enterprise value’ de 15.000 milhões de libras.

Do grupo resultante, a Vodafone ficaria com 51% e a Hutchison com 49%, o que, segundo o FT, contempla a possibilidade de vender a sua participação no futuro e sair do mercado britânico. O acordo consolidaria três operadoras móveis no mercado de telecomunicações no Reino Unido, um movimento que os reguladores de concorrência bloquearam no passado.

Em 2016, a Comissão Europeia vetou a venda da filial britânica da Telefónica, O2, à Hutchison, considerando que a redução do número de operadoras no Reino Unido teria prejudicado o mercado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vodafone e Hutchison à beira de fechar acordo no Reino Unido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião