Lucros da Toyota Caetano Portugal aumentam 25% em 2022

  • Lusa
  • 5 Maio 2023

A Toyota Caetano Portugal apresentou um crescimento de 18,8% no volume de negócios face ao ano de 2021.

Os lucros consolidados da Toyota Caetano Portugal aumentaram 25,3% no ano passado, atingindo os 14,8 milhões de euros, de acordo com o relatório e contas do grupo publicado esta sexta-feira na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No ano passado, a empresa do setor automóvel obteve vendas de 480,2 milhões de euros, um aumento de quase 19% em relação a 2021, indicou, tendo o EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) atingido os 48,5 milhões de euros, um crescimento de 13% face ao ano anterior.

A empresa recordou que o ano passado “ficou marcado pelo regresso da guerra na Europa”, destacando que o conflito levou “ao aumento dos custos de energia, de custos de matérias-primas e de custos logísticos”. “Apesar destas contrariedades e com um esforço contínuo por parte de todos os stakeholders, a Toyota Caetano Portugal apresentou um crescimento de 18,8% no volume de negócios face ao ano de 2021”, destacou, “ultrapassando inclusive valores pré-pandemia”.

“Esta evolução foi motivada pelo esforço desenvolvido pelas empresas na gestão de stocks, vendas e contenção de custos”, indicou a Toyota Caetano, realçando que “resultado desta estratégia, o peso dos fornecimentos e serviços externos bem como o peso dos gastos com pessoal diminuíram face aos mesmos indicadores do período homólogo”. Além disso, no ano passado, foi ainda alienado um imóvel, o que contribuiu positivamente para o resultado consolidado do grupo.

A empresa recordou que em junho do ano passado, “a Toyota Caetano Portugal, juntamente com a Mitsui & Co., Ltd, acionistas da CaetanoBus, com o objetivo de acelerar o investimento de I&D em tecnologias base” e “produto para o seu plano de crescimento futuro, realizaram um aumento de capital com prémio de emissão” totalizando dezmilhões de euros.

“As acionistas participaram deste aumento na proporção da participação que detêm no capital social desta empresa”, indicou, precisando que a Toyota Caetano Portugal contribuiu com o valor de 6,2 milhões de euros. Tendo em conta os resultados de 2022, a empresa propôs dividendos de 0,25 euros por ação, num total de 8,7 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros da Toyota Caetano Portugal aumentam 25% em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião