Nova Expressão quer propor novo administrador para a Inapa

  • Ana Petronilho
  • 8 Maio 2023

Holding liderada por Pedro Baltazar, que detém uma posição acionista de 10% na distribuidora de papel, quer propor e votar um novo administrador para a Inapa na assembleia geral de 23 de maio.

A Nova Expressão SGPS, acionista minoritária da Inapa, quer propor e eleger um novo administrador para a empresa distribuidora de papel comandada por Diogo Resende, que em 2022 registou lucros de 17,8 milhões de euros. Fernando Sanz Pinto é o nome proposto, segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira junto da C omissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A holding liderada por Pedro Baltazar enviou esta segunda-feira uma carta ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Inapa a solicitar que na reunião de acionistas para votar as contas da empresa e a proposta de aplicação dos resultados de 2022, marcada para 25 de maio, seja incluído um novo ponto na ordem de trabalhos relativo à “eleição de um novo administrador, por si proposto”.

E caso este assunto acabe mesmo por entrar na agenda de trabalhos da reunião magna, a Nova Expressão garante que o nome que irá propor para administrador da Inapa “é de um gestor de reconhecida experiência na indústria do papel, no mercado português e internacional”.

Nascido em 1957, Fernando Sanz Pinto saiu da Clairfield International no final de 2022, onde ocupava o lugar de conselheiro sénior. Fernando Sanz Pinto foi responsável por encontrar oportunidades de compra de empresas em Portugal por parte de multinacionais (e vice-versa). Antes disso, Sanz Pinto esteve 11 anos no grupo Lecta, uma das empresas que mais vende papel couché (papel revestido) a nível mundial.

Para o presidente da Nova Expressão, os estatutos da distribuidora de papel estão feitos com o “objetivo de assegurar aos acionistas minoritários (que detenham mais de 10%), e que não se revejam na composição do conselho de administração proposto, a possibilidade de designar um administrador que possa ter uma intervenção, ainda que não executiva, nos destinos da sociedade”.

A Nova Expressão detém, atualmente, 53.000.000 ações, que correspondem a 10,07% do capital social da Inapa e dos direitos de voto.

Pedro Baltazar, que aponta ao crescimento da quota do segmento de embalagem no total da faturação da empresa, frisa que é “imperioso” encontrar soluções para prosseguir a redução da dívida. “Só isto permitirá libertar capacidade de financiamento para o desenvolvimento global da empresa, que passa pela sua expansão noutras áreas da indústria”, conclui.

Além disso, o gestor defende que a companhia “tem de ter uma presença mais atuante, forte e visível na Alemanha, onde detém a Inapa Deutschland GMBH, que é responsável por mais de metade da faturação total da empresa”.

Em 2022, a Inapa – que tem atividade em dez países (Alemanha, França, Espanha, Portugal, Bélgica, Luxemburgo, Áustria, Holanda, Turquia e Angola) – atingiu lucros líquidos de 17,8 milhões de euros, que traduzem um aumento de 14,4 milhões de euros face a 2021. No ano passado faturou 1,2 mil milhões de euros, mais 25,6% quando comparado com o ano anterior.

“Os resultados alcançados em 2022 foram muito positivos e reforçam o nosso otimismo quanto ao desenvolvimento do Grupo Inapa”, sublinhou o presidente executivo, Diogo Resende, citado no comunicado enviado na semana passada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A dívida líquida consolidada voltou a diminuir (-40,7 milhões), situando-se no exercício de 2022 em 221,1 milhões de euros, contra os 261,8 milhões de euros de 2021.

(Notícia atualizada às 18h20 com indicação do nome proposto pela Nova Expressão para o conselho de administração da Inapa)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova Expressão quer propor novo administrador para a Inapa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião