Francisco Assis diz que Galamba deveria ter mantido pedido de demissão

  • ECO
  • 11 Maio 2023

O presidente do CES considera que, se o ministro das Infraestruturas mantivesse a decisão de pôr o seu lugar à disposição, teria prestado "algum serviço ao relacionamento institucional do país".

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, considera que João Galamba deveria ter mantido o pedido de demissão, mesmo depois da recusa do primeiro-ministro. Para o antigo líder parlamentar do PS, o polémico caso envolvendo o ex-adjunto do ministro das Infraestruturas tem uma responsabilidade política.

Há claramente uma responsabilidade política. Não tenho a mais pequena dúvida disso e penso que António Costa também não tem”, afirmou Francisco Assis, no programa Grande Entrevista da RTP3, apontando que houve uma instrumentalização da questão porque “provavelmente o ministro só não foi demitido porque Costa sentiu uma necessidade de fazer uma demonstração clara de que não permitia ingerências excessivas” no Governo.

Segundo o presidente do CES, João Galamba “teria prestado algum serviço ao relacionamento institucional do país se tivesse tomado uma decisão que era de dizer ao primeiro-ministro que tinha ficado muito grato pela solidariedade que ele tinha manifestado, mas que entendia que neste momento devia manter aquela decisão de pôr o seu lugar à disposição”.

Francisco Assis critica, no entanto, a “utilização excessiva” do tema da dissolução do Parlamento por Marcelo. “Pelas consequências que pode ter, e até pelo que ela tem de importante do ponto de vista de afirmação dos poderes reais do Presidente da República, entendo que a palavra deve ser exercida com parcimónia. Neste momento, uma dissolução da Assembleia seria muito negativa“, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Francisco Assis diz que Galamba deveria ter mantido pedido de demissão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião